A recente implantacao, no estado do Ceara, da sistematica para dimanizar a escolarizacao de alunos fora da faixa etaria atraves da adocao do Projeto de Classes de Aceleracao, originalmente desenvolvido no estado de Sao Paulo, pela diversidade e complexidade das questoes envolvidas, bem como por dificuldades de aprendizagem consideravelmente agravadas percebidas em alunos advindos de Classes de Aceleracao, instigou-nos a conhecer e analisar a proposta pedagogica e seus pressupostos, buscando contextualizar o sistema de educacao publica do nosso pais como reflexo dos fenomenos impostos pela economia mundial globalizada.As analises e consideracoes apresentadas em nosso estudo resultou de consultas bibliograficas e de analise documental, alem de entrevista com o Grupo de Trabalho do Ensino Fundamental da Secretaria de Educacao do Ceara - SEDUC/CE e questionarios aplicados aos profissionais em educacao envolvidos com a operacionalizacao do projeto nas escolas de ensino fundamental (E.E.F) Monsenhor Dourado I e II.Como veremos, o Projeto apresenta inconsistencias metodologicas e operacionais em sua formulacao, alem de ter precarizadas as condicoes para seu funcionamento quando de sua adocao pelo conselho de Educacao do Ceara, fato que contradiz a propalada importancia que o Governo do Estado tem dispensado a Educacao Publica no Ceara.
Abstract:
Não informado
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Oliveira, Maria Monica Holanda. Classes de Aceleracao: Uma Analise Critica. 2000. Sem Numeração Universidade Estadual do Ceará, , 2000. Disponível em: Acesso em: 13 de maio de 2024
Esse
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