O Erro Como Indicio do Comportamento Estrategico do Aprendiz de Le
Autor(es):
Pinheiro, José Társio Menezes
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2001
Resumo:
Desde a publicacao do artigo intitulado Interlingua, da autoria de Selinker (1972), os erros cometidos por aprendizes de uma segunda lingua tem sido vistos de forma positiva, nao mais como um empecilio para o processo ensino-aprendizagem. Dentro dessa nova perspectiva, os erros tem sido tratados como um subproduto da tentativa do aprendiz de comunicar-se na lingua-alvo utilizando seus limitados recursos linguisticos. O presente relato de pesquisa refere-se a analise da producao escrita em ingles de 30 alunos do Curso de Letras da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM (UECE), com o objetivo de descubrir em que medida os erros detectados podem ser atribuidos a estrategias de comunicacao e quais dessas estrategias ocorrem com maior frequencia no corpus investigado. Os resultados mostraram que a plicacao das estrategias de comunicacao foi responsavel por quase metade dos erros identificados, e a estrategia mais frequente foi a traducao literal. No que se refere a implicacoes para a pesquisa e o ensino, ressaltamos o papel de erro como indicador do comportamento estrategico do aprendiz e a necessidade de estimula-lo a procurar atingir seus objetivos comunicativos mesmo com o risco de errar.
Abstract:
Não informado
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Pinheiro, José Társio Menezes. O Erro Como Indicio do Comportamento Estrategico do Aprendiz de Le. 2001. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2001) - Universidade Estadual do Ceará, , 2001. Disponível em: Acesso em: 14 de julho de 2025
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