Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Sistema de Informacao de Marketing:O Estudo de Caso em Uma Pequena Industria do Setor de Estruturas

Autor(es):
Furtado, Cora Franklina do Carmo

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2000

Resumo:
Esta dissertacao analisa a literatura sobre o Sistema de Informacao Gerencial - SIGNIFICADO e a sua relacao com o Sistema de Informacao de Marketing - SIM, com o objetivo de embasar modelo de SIM aplicavel a pequenas industrias de estruturas metalicas, setor objeto de analise em uma abordagem contigencial. E realcada a importancia do SIGNIFICADO para as funcoes administrativas, e comparados os metodos gerenciais de proprietarios de pequenos negocios, que nao seguem a logica formal do planejamento, organizacao, comando e controle (POCC). Foram identificados tres componentes na analise de cenario. O primeiro foi o macroambiente, com seus sub-componentes demografico, economico, meio ambiente e politico. O segundo, o ambiente de marketing com seus sub-componentes consumidores, colaboradores e concorrentes. O terceiro, o ambiente da empresa, tendo como seus sub-componentes: compras, custos, faturamento, lucratividade e participacao no mercado. A pesquisa foi fundamentada numa abordagem metodologica da compreensao, e utilizou a pesquisa exploratoria e o estudo de caso, como metodos. Foram aplicadas entrevistas e utilizada da observacao nao-participante para a coleta de informacoes. O trabalho completa uma caracterizacao da empresa estudada. Aplicou as metodologias de analise de cenario. Constatou que a pequena industria de estruturas metalicas possui um Sistema de Informacao de Marketing informal e insuficiente para o decisorio. Com base referencial teorico e no estudo de caso, o trabalho desenvolveu um modelo de Sistema de informacao de Marketing, aplicavel as pequenas empresas do setor de estruturas metalicas. O sistema compreende os seus componentes, sub-componentes e fontes de coleta acessiveis as organizacoes do setor.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Furtado, Cora Franklina do Carmo. Sistema de Informacao de Marketing:O Estudo de Caso em Uma Pequena Industria do Setor de Estruturas. 2000. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2000) - Universidade Estadual do Ceará, , 2000. Disponível em: Acesso em: 24 de janeiro de 2022

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1