Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A Interacao Professor-Aluno no Ensino de Frances Lingua Estrangeira

Autor(es):
Braga, Mendonca Francisca Arivalneide

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2000

Resumo:
O presente trabalho constitui um estudo da interação professor-aluno no ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE) em instituicoes de ensino de Fortaleza. Fizeram parte da pesquisa seis instituicoes de ensino, sendo duas privadas e quatro publicas. Dessas instituicoes foram observadas duas aulas de cada professor que se dedica ao ensino do primeiro semestre. Obteve-se treze informantes e vinte e seis aulas constam do corpus desse estudo. Distribui-se questionarios para os professores, alunos e instituicoes com o objetivo de se tracar o perfil dos mesmos. Quanto ao perfil dos professores, constatou-se que eram, em maioria, do sexo feminino, trabalhavam em instituicoes publicas, possuiam entre 25 e 30 anos, tinham formacao em Letras, eram solteiros e ganhavam entre 1 a 5 salarios minimos. Os alunos, por sua vez, tinham idade media de 26 anos, possuiam formacao superior ou em conclusao, consideravam estudar frances interessente. Nao foi feito o perfil das instituicoes, pois nao houve quantidade representativa de questionarios.para a sala de aula, utilizou-se um instrumento de observacao, que constatava de listas de interacoes divididas entre professor e alunos no qual, identificava-se o tipo de interacao realizada fazendo a qualificacao da da ocorrencia (a aula era dividida ao meio e foco da observacao era destinado a um e outro informante separadamente). Dentre os resultados obtidos, constatou-se que os professores centralizavam a comunicacao ( nao numa ordem estrita, imutavel), ele possuia autoridade baseada na sua competencia. Houve uma predominancia do ensino coletivo onde a classe era a interlocutora privilegiada. Os alunos se mostraram passivos, no sentido de esperar do mestre a iniciativa de interacao, e interagiam mais com os professores que com seus colegas: verificou-se que foram poucas as ocasioes em que houve interacao aluno-aluno. E as mesmas foram proporcionadas quando da realizacao de trabalhos em grupos. Pretendeu-se assim as interacoes predominantes realizadas por professores e alunos em sala de aula.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Braga, Mendonca Francisca Arivalneide. A Interacao Professor-Aluno no Ensino de Frances Lingua Estrangeira. 2000. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2000) - Universidade Estadual do Ceará, , 2000. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1