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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Relacoes Espaciais: Estudo Analitico do Ensino-Aprendizagem na Escola Rural

Autor(es):
Silva, Antonia Carlos da

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2000

Resumo:
O entendimento das relacoes especiais e fundamental para a leitura das representacoes cartograficas e nos permite interpretar os fenomenos que ocorrem no espaco geografico. Essas relacoes nem sempre sao compreendidas pelas criancas no ensino fundamental e revelam-se nas dificuldades com atividades e acoes envolvendo a localizacao, a orientacao e a representacao espacial. Essa referencia e significativa por se considerar que antes mesmo de entrar para a escola, a crianca ja tem desenvolvido algumas relacoes elementares estabelecidas a partir de suas interacoes no dia-a-dia. Nesse sentido objetivamos estudar as condicoes que favorecem na construcao da relacoes espaciais no plano do ensino e da aprendizagem, analisar as orientacoes presentes nas propostas curriculares e visualizar novas hipoteses ou possibilidades para o entendimento das relacoes espaciais. A pesquisa esta referenciada numa abordagem qualitativa com base no estudo de caso etnografico. A configuracao do objeto pesquisado partiu de observacoes da sala de aula, reflexoes e leituras realizadas sobre a tematica, considerando os seguintes recursos: entrevistas e depoimentos da professora e dos alunos, fotografias, desenhos atividades escritas, mapas mentais, analise de documentos e observacoes participantes. Os dados levantados revelaram que as situacoes de ensino tem se constituido numa pratica de reproducao conteudistica orientada pelo livro didatico. No atendimento das relacoes especiais e relevante a retomada dos pressupostos que definem a proposta curricular adotada e reavaliacao do livro didatico utilizado, considerando as orientacoes dos Parametros Curriculares. A aprendizagem voltada para a alfabetizacao cartografica nao e sistematizada nas aulas, embora seja reconhecida a sua importancia na aprendizagem dos alunos. Os mapas mentais produzidos pelos alunos evidenciam os espacos vividos e o dominio das relacoes especiais topologicas. A proposicao dos mapas mentais deve ser considerada como ponto de partida para ampliacao das relacoes especiais. A representacao dos lugares vividos e percebidos revelou a capacidade de representacao, a visualizacao da organizacao espacial do lugar e a reflexao sobre a forma de organizacao apresentada. Essas habilidades expressadas estao em consonancia com os conhecimentos produzidos pelos alunos atraves das brincadeiras e jogos realizados no dia-a-dia.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Silva, Antonia Carlos da. Relacoes Espaciais: Estudo Analitico do Ensino-Aprendizagem na Escola Rural. . Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em ) - Universidade Estadual do Ceará, , . Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

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