Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A Influencia da Leitura na Ampliacao dos Conhecimentos da Crianca no Ensino Fundamental

Autor(es):
Barros, Marcilene Gaspar

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2000

Resumo:
Diante das dificuldades em torno da aprendizagem da leitura e constatando o desconhecimento da escola que ignora que a verdadeira leitura consiste na reflexao, na descoberta, na captacao de significado, pois a mesma insiste em priorizar a decodificacao em detrimento da compreensao, houve a necessidade de realizar uma pesquisa cujo objetivo principal e investigar o ensino da leitura e sua importancia na ampliacao dos conhecimentos da crianca, no ensino fundamental, visando a contribuir para que se adote uma pedagogia da leitura, centrada no desenvolvimento critico e pleno do educando e, com isso melhores leitores sejam formados. Para realizar esse estudo foram aplicados questionarios com professores de uma escola particular de 1ª a 4ª serie da cidade de Fortaleza-Ceara, sobre aspectos teoricos-metodologicos acerca da leitura. A analise dos dados foi feita com base na concepcao de leitura que fundamenta a pratica escolar, ficando constatado que a escola utiliza uma pratica educativa que visa unicamente a transferencia de conhecimentos, bem como a quantidade de informacoes a serem repassadas, levando o aluno a assumir uma postura passiva, quando deveria ser ativa. Observouse ainda que para muitos professores a leitura nao tem grande destaque, ficando restrita a uma única funcao. Este procedimento demonstra a precariedade do conhecimento do educador sobre a leitura. Assim, o ensino da leitura fica limitado e totalmente desvinculado da realidade do aluno, quando o mesmo deveria se processar segundo os conhecimentos ja elaborados e em intercambio com a experiencia de vida de cada um. Concluindo, percebe-se que a escola precisa adotar uma pratica voltada para uma perspectiva de ensino questionadora, reflexiva, libertadora, que desperte a criatividade. O processo da leitura deve se desenvolver numa visao interacionalista. Quanto ao professor, e necessario que este adquira uma postura critica e motivante e que, acima de tudo, veja o seu educando com suas potencialidades e como sujeito ativo na construcao do conhecimento. alem disso, o educador precisa se libertar, desprender-se de praticas tradicionais e inovar o seu ensino com aulas alternativas que conduzam o aluno a uma real leitura.

Abstract:
Não informado

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Barros, Marcilene Gaspar. A Influencia da Leitura na Ampliacao dos Conhecimentos da Crianca no Ensino Fundamental. 2000. Sem Numeração Universidade Estadual do Ceará, , 2000. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1