Repositório Institucional - UECE
Título:
O uso do dicionário escolar de língua materna por alunos do 5º ano de uma escola pública do município de Palhano-Ce

Autor(es):
Nascimento, Francisco Iaci do

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
Este trabalho tem o objetivo de investigar como os dicionários escolares de língua materna são usados
em sala de aula por alunos do ensino fundamental, buscando compreender que dificuldades, hábitos e
crenças os alunos tem no uso desse tipo de obra, que orientações eles recebem, como eles percebem
a representação visual do dicionário, bem como, examinar o impacto que o ensino do uso do dicionário
tem sobre o desempenho dos estudantes. Está fundamentado teoricamente nos trabalhos e pesquisas
de Biderman (2001), Porto Dapena (2002), Krieger & Finatto (2004), Welker (2004, 2006, 2008), Pontes
(2009), Tarp (2006), Damim & Peruzzo (2006), Duran & Xatara (2006), Kress e van Leeunwen (2006),
Martins (2007), Gomes (2007), Duran (2008), Maldonado (2008), Zavaglia (2010, 2011), Krieger (2011,
2012), Leffa (2011), Silva (2011), Antunes (2012) entre outros. Trata-se de um pesquisa de desenho
misto em que coletamos dados quantitativos através de um questionário e um teste e dados qualitativos
através de entrevistas com alunos de uma turma de 5º ano do ensino fundamental. A análise dos dados
revelou que em sala de aula é feito um uso bem tradicional do dicionário com o objetivo de esclarecer
dúvidas de significado ou de ortografia, não se explora o potencial informativo e cognitivo do dicionário
enquanto ferramenta didático-pedagógica; que percebem a representação visual do dicionário, identificando
a função dos vários recursos visuais das páginas e dos verbetes, tais como, cor da palavraentrada,
organização em duas colunas, recuo de parágrafo na entrada, ilustração. Com base nos resultados
dos testes, para esse grupo em estudo, podemos concluir com certa segurança que o ensino
do uso do dicionário melhorou o desempenho dos alunos na utilização desse tipo de obra, confirmando
assim nossa hipótese experimental. Face a isso, podemos considerar que é preciso capacitar o professor
para fazer um uso mais efetivo dessa ferramenta em sala de aula e proporcionar aos alunos orientações
seguras sobre como usar o dicionário, bem como contribuir para a construção da autonomia do
educando no processo de ensino-aprendizagem.

Abstract:
This study aims to investigate how learner’s dictionaries are used in the classroom for elementary students,
trying to understand what difficulties, habits and beliefs students have in using this type of work
that they receive guidance, as they perceive the visual representation of the dictionary as well as examine
the impact that teaching the use of the dictionary has on student performance. Is theoretically
grounded in the work and research of Biderman (2001), Porto Dapena (2002), Krieger & Finatto (2004),
Welker (2004, 2006, 2008), Bridges (2009), Tarp (2006), dammim & Peruzzo (2006), Xatara & Duran
(2006), Kress and van Leeunwen (2006), Martins (2007), Gomes (2007), Duran (2008), Maldonado
(2008), Zavaglia (2010, 2011), Krieger (2011, 2012), Leffa (2011), Silva (2011), Antunes (2012) among
others. It is a mixed research design in which quantitative data collected through a questionnaire and a
test and qualitative data from interviews with students in a class of 5th grade of elementary school. Data
analysis revealed that classroom use is made of very traditional dictionary in order to answer questions
of meaning or spelling, not informative and explores the potential of cognitive dictionary while didacticpedagogic
tool; realize that the representation visual dictionary, identifying the role of various visuals
and pages of entries, such as color-word entry, organization into two columns, paragraph indentation at
the entrance, illustration. Based on the test results, for this study group, we can conclude with some
certainty that the teaching of dictionary use of improved student performance in the use of this type of
work, thus confirming our hypothesis experimentally. Given this, we can consider that it is necessary to
enable the teacher to make more effective use of this tool in the classroom and provide students with
safe guidelines on using the dictionary, as well as contributing to the construction of the autonomy of
the learner in the learning process and learning.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Nascimento, Francisco Iaci do. O uso do dicionário escolar de língua materna por alunos do 5º ano de uma escola pública do município de Palhano-Ce. 2013. 265 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 16 de março de 2025

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