Práticas de letramento literário na formação de leitores na Cia Arautos do Bonfim
Autor(es):
O, Clayton Pinheiro Do
Palavras Chaves:
práticas de letramento literário; círculo de leitura; resistência.
Ano de Publicação:
2024
Resumo:
A presente dissertação detalha uma pesquisa-ação realizada com alguns integrantes da CIA de teatro Arautos do Bonfim, sediada no distrito Senhor do Bonfim Km 20, na cidade de Senador Pompeu-CE. A partir da proposta metodológica adaptada e difundida por Rildo Cosson (2021; 2019; 2014) para a formação de círculos de leitura e de algumas etapas da sequência básica, analisou-se os resultados obtidos com a leitura de textos literários que versam sobre raça, gênero e classe, realizada com o referido grupo de teatro em encontros semanais, desenvolvendo-se um letramento literário de resistência, com a perspectiva da estética da recepção (Jauss, 1994) que considera os leitores para a construção de sentidos na interação com o texto. O objetivo geral é analisar a recepção da leitura de autores e autoras que refletem sobre as questões de gênero, raça e classe pelo referido grupo, com destaque para a formação de uma comunidade de leitores. Vinculado à linha de pesquisa “Ensino e Linguagens”, este estudo caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, com caráter exploratório e analítico-descritivo dos encontros do círculo de leitura com um grupo de crianças e jovens. Como ferramenta para coleta de dados, usou-se entrevistas semiestruturadas com perguntas previamente elaboradas, fichas de funções produzidas pelos participantes do círculo e questionários sobre os contos lidos. A fundamentação teórica básica inclui os estudos de Cosson (2021; 2019; 2014); Candido (2004); Dalcastagnè (2021; 2018); Jauss (1994); Paulino (2004); Sant’Ana (2008), dentre outros. Com a aplicação do círculo de leitura, foi possível constatar a eficácia do processo de círculos de leitura para a formação reflexiva e crítica de crianças e jovens a respeito de temas sociais relevantes, constituindo, desse modo, letramento literário de resistência.
Palavras-chave: práticas de letramento literário; círculo de leitura; resistência.
Abstract:
This dissertation details an action research carried out with some members of the Arautos do Bonfim theater CIA, based in the Senhor do Bonfim Km 20 district, in the city of Senador Pompeu-CE. Based on the methodological proposal adapted and disseminated by Rildo Cosson (2021; 2019; 2014) for the formation of reading circles and some stages of the basic sequence, the results obtained from reading literary texts that deal with race were analyzed, gender and class, carried out with the aforementioned theater group in weekly meetings, developing a literary resistance literacy, with the perspective of the aesthetics of reception Jauss (1994) which considers readers to construct meanings in interaction with the text. The general objective is to analyze the reception of reading by authors who reflect on issues of gender, race and class by that group, with emphasis on the formation of a community of readers. Linked to the line of research “Teaching and Languages”, this study is characterized by a qualitative approach, with an exploratory and analytical-descriptive character of the reading circle meetings with a group of children and young people. As a tool for data collection, semi-structured interviews were used with previously prepared questions, function sheets produced by circle participants and questionnaires about stories read. The basic theoretical foundation includes studies by Cosson (2021; 2019; 2014); Candido (2004); Dalcastagnè (2021; 2018); Jauss (1994); Paulino (2004); Sant’Ana (2008), among others. With the application of the reading circle, it was possible to verify the effectiveness of the reading circle process for the reflective and critical formation of children and young people regarding relevant social themes, thus constituting resistance literary literacy.
Keywords: literary literacy practices; reading circle; resistance.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
O, Clayton Pinheiro Do. Práticas de letramento literário na formação de leitores na Cia Arautos do Bonfim. 2024. 168 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2024) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2024. Disponível em: Acesso em: 5 de abril de 2025
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1