Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Orientações didáticas para o ensino de Matemática Financeira a partir do jogo Minecraft

Autor(es):
GOMES, JOSE ROBERTO MELO

Palavras Chaves:
jogos virtuais; Matematica Financeira; Ludico.

Ano de Publicação:
2024

Resumo:
A falta de diferentes metodologias e a necessidade de aulas mais dinâmicas sobre o assunto, enfatiza a possibilidade de uso de jogos digitais como ferramenta promissora, considerando que a tecnologia esta presentes na vida de todos os alunos. O Minecraft é um jogo de mundo aberto que permite diversas modificações para se adaptar a sala de aula. Este trabalho tem como objetivo geral conhecer propostas metodológicas com recursos didáticos para mediar conceitos de Matemática Financeira na educação básica. Orientado apartir dos três objetivos específicos sendo eles, identificar recursos didáticos para mediar conceitos de Matemática Financeira na educação básica, conhecer propostas metodológicas com a utilização de recursos didáticos para mediar conceitos de Matemática Financeira na educação básica e descrever orientações metodológicas para mediar conceitos de Matemática Financeira com recursos didáticos no auxílio ao professor na educação básica. Após a delimitação do tema da pesquisa, foi efetuada uma busca em sites acadêmicos renomados. O principal site utilizado foi a biblioteca de reposição da uece, onde foi retirado o guia de normalização de trabalhos acadêmicos, logo em seguida nesse mesmo site, foi feita uma busca no repositório com o objetivo de adquirir referências sobre o tema.As didáticas no jogo se basearam em recursos simples com a fácil replicação para outros professores, usando a dimensão de plantações, construções e o drop aleatório do jogo para realizar cálculos. Tendo mais uma dinâmica onde se realizar questões de múltipla escolha dentro do mundo virtual, facilitando a implementação de atividades utilizando o mesmo arquivo do mundo. Este estudo alcançou os objetivos, encontrando as informações necessárias, desenvolvendo orientações didáticas e demonstrando a eficácia do Minecraft como ferramenta de ensino de Matemáticas Financeira nos anos iniciais.

Abstract:
The lack of different methodologies and the need for more dynamic classes on the subject emphasizes the possibility of using digital games as a promising tool, considering that technology is present in the lives of all students. Minecraft is an open world game that allows several modifications to adapt to the classroom. The general objective of this work is to understand methodological proposals with teaching resources to mediate concepts of financial mathematics in basic education. Guided by the three specific objectives, namely, to identify teaching resources to mediate financial mathematics concepts in basic education, to know methodological proposals with the use of teaching resources to mediate financial mathematics concepts in basic education and to describe methodological guidelines for mediating financial mathematics concepts with teaching resources to help teachers in basic education. After delimiting the research topic, a search was carried out on renowned academic websites. The main website used was the uece replacement library, where the academic work standardization guide was removed. Soon after, on the same website, a search was made in the repository with the aim of acquiring references on the topic. The teachings in the game were based on simple resources that could be easily replicated for other teachers, using the dimensions of plantations, buildings and the game's random drop to perform calculations. Having yet another dynamic where multiple-choice questions can be asked within the virtual world, facilitating the implementation of activities using the same world file. This study achieved its objectives, finding the necessary information, developing teaching guidelines and demonstrating the effectiveness of Minecraft as a teaching tool for Financial Mathematics in the early years.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
GOMES, JOSE ROBERTO MELO. Orientações didáticas para o ensino de Matemática Financeira a partir do jogo Minecraft. 2024. 56 f. Universidade Estadual do Ceará, Quiterianópolis, 2024. Disponível em: Acesso em: 22 de março de 2025

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1