Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Fanzines como metodologia ativa para o aprendizado de fisiologia vegetal no ensino superior

Autor(es):
SILVA, MARIA VITORIA PIRES DA

Palavras Chaves:
Botânica; Formação de professores; Licenciatura em Ciências Biológicas; Criatividade; Escrita.

Ano de Publicação:
2024

Resumo:
O aprendizado de Botânica enfrenta dificuldades ao ser visto como algo enfadonho e cansativo pelos alunos. A presença de muitos termos científicos e processos abstratos, e a falta de metodologias que facilitem o aprendizado, são fatores agravantes. A Fisiologia Vegetal é um ramo da Botânica que se dedica ao estudo dos processos vitais das plantas, como a sua nutrição, as reações de fotossíntese e respiração, a reprodução etc. Ela também enfrenta desafios, especialmente, porque seu estudo envolve conhecimentos de outras áreas como a Física e a Bioquímica, consideradas complexas pela maioria dos alunos. As metodologias ativas são propostas facilitam o aprendizado e o tornam mais eficiente, ao estimular o protagonismo dos estudantes. Dentre as metodologias ativas está a produção de fanzines - revistas feitas de forma amadora pelo fã de determinado assunto. A elaboração de fanzines pelos alunos contribui para o aprendizado do conteúdo que está sendo abordado neles. Dessa forma, objetivou-se investigar quais são as contribuições que o uso de fanzines na disciplina de Fisiologia Vegetal, no ensino superior, trouxe para o processo de aprendizado dos conteúdos. Para isso, 35 alunos da disciplina do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, de uma universidade de Fortaleza, CE, produziram fanzines sobre os assuntos de Fotossíntese, Respiração e Fisiologia da Reprodução. Posteriormente, eles responderam a um questionário com 11 perguntas, acerca das contribuições que a metodologia trouxe. Foram usadas a estatística descritiva, a análise de conteúdo e de similitude para a análise dos resultados. Além disso, a leiturabilidade dos fanzines produzidos foi analisada, por diferentes métodos (SMOG, Flash, Gulpease e ALT). Os fanzines contribuíram para o aprendizado de Fisiologia Vegetal ao proporcionarem a pesquisa, a leitura e a coleta de informações, o que levou ao aprofundamento e ampliação dos conhecimentos, além levar a uma investigação ativa. O ato de sintetizar os conteúdos para abordá-los e o contato com diferentes gêneros textuais presentes nos fanzines, além de ter contribuído para a prática da escrita, estimulou a capacidade argumentativa e a didática dos discentes. O uso da criatividade e habilidades artísticas estimulou a imaginação, envolvendo a ludicidade no aprendizado. A maioria dos fanzines produzidos foi de leiturabilidade média, adequados para alunos do ensino médio. A produção de fanzines levou a uma aprendizagem significativa dando liberdade aos alunos de abordarem os conteúdos em revistas criadas por eles, o que revelou o potencial desta metodologia e a importância da sua popularização no meio educacional.

Abstract:
Learning Botany faces difficulties as it is seen as something boring and tiring by students. The presence of many scientific terms and abstract processes, and the lack of methodologies that facilitate learning, are aggravating factors. Plant Physiology is a branch of Botany dedicated to the study of the vital processes of plants, such as their nutrition, Photosynthesis and Respiration reactions, reproduction, etc. She also faces challenges, especially because her study involves knowledge from other areas such as Physics and Biochemistry, considered complex by most students. Active methodologies are proposed to facilitate learning and make it more efficient, by encouraging student protagonism. Among the active methodologies is the production of fanzines - magazines created in an amateur way by fans of a certain subject. The creation of fanzines by students contributes to learning the content that is being covered in them. Thus, the objective was to investigate what contributions the use of fanzines in the Plant Physiology discipline, in higher education, brought to the content learning process. To this end, 35 students from the Biological Sciences Degree course, from a university in Fortaleza, CE, produced fanzines on the subjects of Photosynthesis, Respiration and Physiology of Reproduction. Subsequently, they responded to a questionnaire with 11 questions, about the contributions that the methodology brought. Descriptive statistics, content and similarity analysis were used to analyze the results. Furthermore, the readability of the fanzines produced was analyzed using different methods (SMOG, Flash, Gulpease and ALT). Fanzines contributed to the learning of Plant Physiology by providing research, reading and collection of information, which led to the deepening and expansion of knowledge, in addition to leading to active investigation. The act of synthesizing the contents to address them and the contact with different textual genres present in fanzines, in addition to contributing to the practice of writing, stimulated the students' argumentative and didactic skills. The use of creativity and artistic skills stimulated the imagination, involving playfulness in learning. Most fanzines produced were of average readability, suitable for high school students. The production of fanzines led to significant learning, giving students the freedom to approach the content in magazines created by them, which revealed the potential of this methodology and the importance of its popularization in the educational environment.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SILVA, MARIA VITORIA PIRES DA. Fanzines como metodologia ativa para o aprendizado de fisiologia vegetal no ensino superior. 2024. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2024) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2024. Disponível em: Acesso em: 26 de janeiro de 2025

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1