Práticas identitárias no discurso midiático de humor evangélico-cristão do site Genizah: uma investigação translinguística
Autor(es):
Silva, Francisco Geilson Rocha Da
Palavras Chaves:
Site Genizah; discurso religioso; práticas identitárias; carnavalização; riso carnavalesco.
Ano de Publicação:
2024
Resumo:
Onde há discurso há simultaneamente práticas identitárias em ação. Essas práticas se manifestam quase sempre tendo como base fortes embates discursivos, nos quais a relação identidade e diferença, eu-outro, estabelece-se como o tenso lugar a partir do qual ininterruptos processos de [des]construção de identidades são instituídos. No que se refere à prática discursiva religiosa, o mesmo fenômeno de representação, resultante do choque entre diferenças que se estabelece na linguagem, pode ser verificada. Assim, cientes da intersecção linguístico-discursiva na construção das identidades sociais, no papel fundamental do discurso religioso (seja cristão ou não) nesse processo (MARTINO, 2016), tomamos por base a concepção bakhtiniana de que todo enunciado surge em resposta a outro na cadeia da comunicação discursiva (BAKHTIN, 2011), sendo toda e qualquer prática discursiva sempre uma questão de “contraposição dialógica” (BAKHTIN, 2015a, p. 49), interessa-nos na presente tese analisar o modo como o fenômeno das práticas identitárias se estabelecem num tipo específico de enunciado, a saber, o de humor evangélico-cristão, presente no site (de vertente protestante-histórica) Genizah. Dessa forma, fundamentados na ideia de que identidades são, assim como os sentidos, sempre discursivamente tecidas na relação dialógica com o outro (BAKHTIN, 2011, 2015; BAUMAN, 2005, HALL, 2006) e de que, muitas vezes, essas identidades/sentidos são construídas por elementos da carnavalização (BAKHTIN, 2010; 2015), optamos por analisar seis textos textos do site Genizah, bem como verificar a repercussão (responsiva) do que é veiculado no site no Facebook, no Instagram e no blog de Julio Severo, conhecido por suas postagens de cunho mais conservador, material esse que nos interessa por emergir daí uma voz antagonista à do site Genizah. Nosso foco é, então, verificar as representações advindas tanto dessas tensas relações dialógicas como da cosmovisão carnavalesca, articulada verbovisualmente no site Genizah, examinando também a maneira como o riso, provocado por esses procedimentos discursivos, colabora na construção dessas representações observadas nesse espaço digital. Metodologicamente, tomamos como fundamento as ideias advindas do Círculo de Bakhtin, pois nos possibilitam a construção de uma análise de discurso que leva em consideração o horizonte social no qual está localizado o objeto de investigação e as relações de responsividade, suscitadas pelo enunciado em análise, sem as quais a construção dos sentidos e a captação dos efeitos de sentidos dos textos tonam-se inviáveis. Nessa pesquisa, optamos por analisar os seguintes textos: “Ana Paula Valadão e Agenor Duque: briga no chiqueiro e as tais bases bíblicas” e “Na igreja, o Ap. Fred Flintstone se veste de ‘panos de saco’. Mas é miilionário e só anda de Porsche e Ferrari”, “Silas Malafaia promove um arrastão em Águas de Lindoia!” e “Não tem dinheiro para carnaval, mas não falta dinheiro para fazer filme sobre o filho de satanás”, do site Genizah. Desta maneira, pautados nos elementos cômico-carnavalescos e nas relações dialógicas presentes no texto do site Genizah, assim como na repercussão responsiva dos seus dizeres que se pôde observar em alguns comentários no Facebook, no Instagram, bem como no blog de Julio Severo, verificamos a construção de representações, não simplesmente de um líder religioso específico, mas de um grupo, a vertente religiosa [neo]pentecostal. Assim, da reunião dos elementos carnavalescos somados aos posicionamentos axiológicos que se articulam verbo-visualmente nos enunciados analisados, observamos emergir, para além da suposta intenção apologética do site, representações discursivamente tecidas do que vem a ser a forma de cristianismo pentecostal, a saber, uma religiosidade bélica, manipuladora de “verdades”, espetaculosa, autoritária e agente de “absurduários”, como destaca o sujeito-autor. Um tipo de cristianismo herético, desordeiro, dissimulado, explorador e ainda cúmplice de escândalos político-econômicos, “digno” das “excentricidades”, das “obscenidades” e das ambivalentes “grosserias” mobilizadas no enunciado e que necessita com urgência ser renovado e enfrentado por meio de uma linguagem “contaminada” pelo riso. Além disso, observamos, de igual maneira, a construção simultânea da identidade de quem faz rir no site Genizah, no caso, o sujeito-autor. Enquanto carnavaliza os alvos de sua “apologética com humor”, identifica-se como alguém de características completamente divergentes em relação ao objeto de seu movimento de humor, um “totalmente outro”.
Abstract:
Where there is discourse, there are simultaneously identity practices in action. These practices are almost always manifested based on strong discursive clashes, in which the relationship between identity and difference, self-other, is established as the tense place from which uninterrupted processes of [de]construction of identities are instituted. With regard to religious discursive practice, the same phenomenon of representation, resulting from the clash between differences established in language, can be verified. Thus, aware of the linguistic-discursive intersection in the construction of social identities, in the fundamental role of religious discourse (whether Christian or not) in this process (MARTINO, 2016), we base ourselves on the Bakhtinian conception that every utterance arises in response to another in the chain of discursive communication (BAKHTIN, 2011), with each and every discursive practice always being a matter of “dialogical opposition” (BAKHTIN, 2015a, p. 49), we are interested in this thesis to analyze how the phenomenon of identity practices is establish on a specific type of utterance, namely, the evangelical-Christian humor, present on the (Protestant-historical) website Genizah. Thus, based on the idea that identities are, like the senses, always discursively woven in the dialogic relationship with the other (BAKHTIN, 2011, 2015; BAUMAN, 2005, HALL, 2006) and that, often, these identities/senses are constructed by elements of carnivalization (BAKHTIN, 2010; 2015), we chose to analyze six texts from the Genizah website, as well as verify the (responsive) repercussion of what is broadcasted on the website, on Facebook, Instagram and on Julio Severo's blog. , known for his more conservative posts, material that interests us because there emerges a voice antagonistic to that of the Genizah website. Our focus is, therefore, to verify the representations arising both from these tense dialogic relationships and from the carnivalesque cosmovision, articulated verbally-visually on the Genizah website, also examining the way in which the laughter, provoked by these discursive procedures, collaborates in the construction of these representations observed on this digital space. Methodologically, we take as a basis the ideas arising from the Bakhtin Circle, as they allow us to construct a discourse analysis that takes into account the social horizon in which the object of investigation is located and the relations of responsiveness, raised by the utterance under analysis, without which the construction of meanings and the capture of the meaning effects of texts become unfeasible. At this research, we chose to analyze the texts: “Ana Paula Valadão and Agenor Duque: fight in the pigsty and such biblical bases” and “At church, Apostle Fred Flintstone dresses in sackcloth. But he is a millionaire and only rides Porsche and Ferrari”, “Silas Malafaia promotes a big drag of people in Águas de Lindoia”, from the Genizah website.. In this way, based on the comic-carnival elements and on the dialogic relationships present in the text of the Genizah website, as well as in the responsive repercussion of his sayings that could be observed in some comments on Facebook, Instagram, as well as on Julio Severo's blog, we verified the construction of representations, not simply of a religious leader specific, but of a group, namely, the religious side [neo]Pentecostal. Thus, from the gathering of carnival elements added to the axiological positions that are articulated verbally-visually in the utterances analyzed, we observed the emergence, in addition to the site's supposed apologetic intention, discursively woven representations of what constitutes the form of Pentecostal Christianity, namely, a warlike religiosity, manipulating “truths”, spectacular, authoritarian and an agent of “absurduas”, as the subject-author highlights. A type of heretical, disorderly, dissimulated, exploitative Christianity and even an accomplice to political-economic scandals, “worthy” of the “eccentricities”, “obscenities” and ambivalent “rudeness” mobilized in the statement and which urgently needs to be renewed and confronted through a language “contaminated” by laughter. Furthermore, we also observed the simultaneous construction of the identity of those who make people laugh on the Genizah website, in this case, the subject-author. While he carnivalizes the targets of his “apologetics with humor”, he identifies himself as someone with completely divergent characteristics in relation to the object of his humorous movement, a “totally other”.
Tipo do Trabalho:
Tese
Referência:
Silva, Francisco Geilson Rocha Da. Práticas identitárias no discurso midiático de humor evangélico-cristão do site Genizah: uma investigação translinguística. 2024. 229 f. Tese (Doutorado em 2024) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2024. Disponível em: Acesso em: 16 de março de 2025
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1