Repositório Institucional - UECE
Título:
Proliferação do mosquito Aedes aegypti na disseminação de doenças: aprendizagem mediada por uma sequência didática e o jogo de cartas Mosquitrinka

Autor(es):
Pereira, Mayara Priscila Santiago

Palavras Chaves:
Arboviroses; Educação em saúde; Ensino Médio; Jogo didático

Ano de Publicação:
2024

Resumo:
O aumento vertiginoso de casos confirmados das arboviroses circulantes no Brasil, mais especificamente Dengue, Zika e Chikungunya, evidencia a necessidade de inserir, enfaticamente, essa temática em sala de aula. É evidente que a população, quando bem informada, consegue atuar na redução de casos dessas doenças, consequentemente, diminuindo os índices de mortalidade. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou investigar a percepção dos estudantes de Ensino Médio acerca da aprendizagem sobre as arboviroses, por meio do desenvolvimento de uma sequência didática e da aplicação de um jogo de cartas. A proposta envolveu o desenvolvimento de uma sequência didática investigativa, sendo parte do processo a aplicação de um jogo de cartas autoral denominado Mosquitrinka, bem como a análise de sua efetividade pedagógica. Os participantes foram estudantes do Ensino Médio de uma escola pública estadual situada no município de Maracanaú, Ceará, Brasil. Tratou-se de uma pesquisa de natureza aplicada, descritiva-exploratória, de abordagem qualitativa. Primeiramente, foi desenvolvida uma sequência didática com abordagem investigativa, seguindo o método de Pedaste. Essa sequência reuniu diferentes abordagens metodológicas, em diferentes fases e em momentos distintos, tais como a rotação por estações e o uso do jogo Mosquitrinka. O jogo e a sequência didática são os produtos deste trabalho. Os alunos foram submetidos a duas avaliações, uma antes da sequência didática e outra após a aplicação do jogo. Estas foram instrumentos para mensurar o nível de aprendizado. Os dados foram analisados utilizando o método de Bardin. Os resultados mostraram que os alunos julgaram a aula como mais interativa e participativa, o que contribuiu para a consolidação do conhecimento prático. Além disso, houve uma melhora na identificação de possíveis criadouros para mosquitos após a conclusão da atividade, indicando que a metodologia adotada aprimorou a percepção dos alunos sobre o tema. Concluiu-se que a estratégia de ensino utilizada demonstrou ser uma alternativa interessante para o ensino de arboviroses e seus vetores, contribuindo para a formação de alunos mais conscientes e preparados para atuar na prevenção dessas doenças.

Abstract:
The vertiginous increase in the number of confirmed cases of arboviruses in Brazil, specifically Dengue, Zika and Chikungunya, has highlighted the need to approach this topic in the classroom with great emphasis. It is evident that the population, when well-informed, is able to act to reduce the number of cases of these diseases, consequently reducing the mortality rates. In this sense, this research aimed to investigate the perception of high school students of learning about arboviruses, through the development of a didatic sequence and the application of a card game. The proposal involved the development of an investigative didactic sequence, with part of the process being the application of an authorial card game called Mosquitrinka, as well as the analysis of its pedagogical effectiveness. The participants were high school students from a state school located in the municipality of Maracanaú, Ceará, Brazil. This was an applied, descriptive-exploratory research with a qualitative approach. Firstly, a didactic sequence with an investigative approach was developed, following the Pedaste method. This sequence brought together different methodological approaches, in different phases and at different times, such as rotation by seasons and the use of the Mosquitrinka game. The game and the didactic sequence are the products of this work. The students were given two assessments, one before the didactic sequence and another after the game had been applied. These were used as instruments to measure the level of learning. The data was analyzed using the Bardin method. The results showed that students perceived the class as more interactive and engaging, which contributed to the consolidation of practical knowledge. Furthermore, there was an improvement in the identification of possible mosquito breeding sites after completing the activity, indicating that the methodology adopted improved students' perception of the topic. It was concluded that the teaching strategy used proved to be an interesting alternative for teaching about arboviruses and their vectors, contributing to the formation of students who are more aware and prepared to act in the prevention of these diseases.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Pereira, Mayara Priscila Santiago. Proliferação do mosquito Aedes aegypti na disseminação de doenças: aprendizagem mediada por uma sequência didática e o jogo de cartas Mosquitrinka. 2024. 106 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2024) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2024. Disponível em: Acesso em: 1 de abril de 2025

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