Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Programa foco na aprendizagem: uma análise do currículo oculto de língua portuguesa e suas implicações no trabalho docente

Autor(es):
Santiago, Elisangela Maria De Oliveira

Palavras Chaves:
Currículo Oculto; Foco na Aprendizagem; Trabalho docente; Língua Portuguesa.

Ano de Publicação:
2024

Resumo:
A análise do currículo oculto nos programas escolares é fundamental para compreensão dos projetos que estão sendo inseridos nas escolas para nossas crianças e adolescentes, verificando as intencionalidades de tais programas e projetos. Dessa forma, esta pesquisa representa uma análise do currículo oculto presente no material estruturado de Língua Portuguesa do Programa Foco na Aprendizagem, utilizado nas escolas estaduais de Ensino Médio do Ceará. A pesquisa teve como questão central: quais as premissas do currículo oculto do Programa Foco na Aprendizagem nas metodologias e nos suportes textuais incorporados em seu material estruturado de Língua Portuguesa? Para responder a esse questionamento, elegeu-se como objetivo geral: desvelar o currículo oculto presente no material estruturado do programa e como objetivos específicos: identificar quais as ideias subjacentes no currículo, analisar as intencionalidades dos saberes, das metodologias e das práticas inseridas no material estruturado do programa, além de examinar quais as implicações do currículo oculto do Programa Foco na Aprendizagem no trabalho docente. As principais categorias deste trabalho estão voltadas para o estudo do Currículo Oculto, com as contribuições de Young (2014), Sacristán (2013), Saviani (2011), Araújo (2018) e Silva (2005); Trabalho Docente, com as leituras de Lacerda e Jucá (2021), e Falsarella (2003), além de Língua Portuguesa, trazendo as pesquisas de Geraldi (2015), Riolfi (2014), Possenti (1996) e Antunes (2003; 2009). Para atender os objetivos, a metodologia apresentou uma abordagem qualitativa, envolvendo o método análise de conteúdo, optando como instrumentos de coleta de dados a análise documental do material estruturado do Programa Foco na Aprendizagem, a realização de entrevistas e aplicação de questionários com professores participantes. A análise de dados revelou que a verdadeira intenção do Programa está na obtenção de resultados e na comprovação da proficiência leitora, promovendo um ensino em que a metodologia principal é a resolução de questões, reforçando assim, o aspecto tecnicista do ensino.

Abstract:
The analysis of the hidden curriculum in school programs is fundamental for understanding the projects that are being inserted in schools for our children and adolescents, verifying the intentions of such programs and projects. Thus, this research represents an analysis of the hidden curriculum presented in the structured Portuguese language material of the Focus on Learning Program, used in state high schools in Ceará. The central question of the research was: what are the premises of the hidden curriculum of the Foco on Learning Program in the methodologies and textual supports incorporated in its structured Portuguese language material? To answer this question, the general objective was to develop the hidden curriculum presented in the structured material of the program and as specific objectives: to identify the ideas underlying the curriculum, analyze the intentions of the knowledge, methodologies and practices included in the structured material of the program, in addition to examining the hidden implications of the curriculum of the Focus on Learning Program for teaching work. The main categories of this work are focused on the study of the Hidden Curriculum, with contributions from Young (2014), Sacristán (2013), Saviani (2011), Araújo (2018) and Silva (2005); Teaching work, with readings by Lacerda and Jucá (2021), and Falsarella (2003), in addition to Portuguese Language, bringing the research of Geraldi (2015), Riolfi (2014), Possenti (1996) and Antunes (2003; 2009). To achieve the objectives, the methodology presented a qualitative approach, involving the content analysis method, opting as data collection instruments to include documentary analysis of the structured material of the Focus on Learning Program, conducting interviews and applying questionnaires with participating teachers. Data analysis revealed that the true intention of the Program is to obtain results and prove reading proficiency, promoting teaching in which the main methodology is the resolution of questions, thus reinforcing the technical aspect of teaching.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Santiago, Elisangela Maria De Oliveira. Programa foco na aprendizagem: uma análise do currículo oculto de língua portuguesa e suas implicações no trabalho docente. 2024. 185 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2024) - Universidade Estadual do Ceará, Quixadá, 2024. Disponível em: Acesso em: 16 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1