Construção de objeto virtual de aprendizagem abordando luto perinatal para os profissionais de saúde
Autor(es):
Leonacio, Maria Do Socorro
Palavras Chaves:
profissionais de saúde; tecnologia educacional; morte perinatal; luto; assistência perinatal
Ano de Publicação:
2025
Resumo:
O estudo teve como objetivo construir um Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) para apoiar profissionais de saúde na abordagem às famílias que vivenciam o luto perinatal. O método foi pautado no estudo de desenvolvimento metodológico, desenvolvido de janeiro a dezembro de 2023 com as seguintes etapas: realização de uma revisão de escopo, entrevista com profissionais de saúde de uma maternidade pública de referência e construção do objeto virtual de aprendizagem com base no referencial e método escolhido. Resultados e Discussão: Resultou em dois manuscritos, o primeiro a revisão de escopo com um total de 596 artigos identificados nas bases de dados pesquisadas, 12 foram selecionados, cujos resultados trazem a utilização de variadas maneiras e utilização de tecnologias de comunicação como aquelas que envolvem uma escuta sensível para o cuidar de uma família que sofre por uma perda gestacional e neonatal. São vários atores ativos nesta tarefa assistencial de apoio à dor e vários arranjos institucionais de gestão necessários para oferecer ou facilitar o autocuidado dos profissionais. Importante observar os aspectos culturais, sociais, espirituais e o direito da mulher, ênfase no envolvimento da família, na gestão do luto e no conforto ao recém-nascido em cuidados paliativos. No segundo manuscrito da análise das entrevistas com dez profissionais da saúde ressalta a boa comunicação e a empatia com pais e familiares e atenção à saúde mental dos profissionais e o apoio entre os pares fortalecendo as atitudes dos mesmos ante ao luto; necessidade de um programa de luto institucional, por meio das ações de educação permanente que possibilite diálogos interprofissionais. Desse modo, com a efetivação da tecnologia, tendo a participação dos entrevistados nos temas para compor o (OVA) e sugestões sobre a capacitação profissional acredita-se na melhoria da assistência ao luto perinatal no local de estudo. Assim, foi desenvolvido um curso o qual apresenta modos de abordagem e conteúdos específicos em quatro tópicos: Concepções da Psicologia Perinatal e Parentalidade; Morte na Perinatalidade; Luto Perinatal e Cuidados dirigidos a equipe. Considerações Finais: O desenvolvimento dessa tecnologia educacional representa uma inovação para que os profissionais tenham uma compreensão mais clara do processo de luto, do impacto que esse processo tem sobre eles próprios, sobre a paciente e os familiares frente às perdas perinatais. É, portanto, uma contribuição pautada na literatura e na experiência profissional na abordagem ao luto perinatal com proposta de curso para a educação permanente.
Abstract:
The study aimed to build a Virtual Learning Object (OVA) to support health professionals in approaching families experiencing perinatal grief. The method was based on the methodological development study, developed from January to December 2023 with the following steps: carrying out a scope review, interviewing health professionals from a reference public maternity hospital and construction of the virtual learning object based on the reference and chosen method. Results and Discussion: It resulted in two manuscripts, the first a scoping review with a total of 596 articles identified in the searched databases, 12 were selected, the results of which bring the use of various ways and use of communication technologies such as those involving sensitive listening to care for a family suffering from gestational and neonatal loss. There are several active actors in this pain support care task and several institutional management arrangements necessary to offer or facilitate self-care for professionals. It is important to observe cultural, social, spiritual aspects and women's rights, emphasis on family involvement, grief management and comfort for newborns in palliative care. In the second manuscript of the analysis of interviews with ten health professionals, good communication and empathy with parents and family members and attention to the mental health of professionals and support among peers are highlighted, strengthening their attitudes towards grief; need for an institutional mourning program, through permanent education actions that enable interprofessional dialogues. Thus, with the implementation of technology, with the participation of interviewees in the themes to compose the (OVA) and suggestions on professional training, it is believed that assistance for perinatal bereavement in the study site will be improved. Thus, a course was developed which presents specific approaches and content in four topics: Conceptions of Perinatal Psychology and Parenting; Perinatal Death; Perinatal Bereavement and Team-Directed Care. Final Considerations: The development of this educational technology represents an innovation for professionals to have a clearer understanding of the grieving process, the impact that this process has on themselves, on the patient and family members in the face of perinatal losses. It is, therefore, a contribution based on literature and professional experience in approaching perinatal grief with a course proposal for continuing education.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Leonacio, Maria Do Socorro. Construção de objeto virtual de aprendizagem abordando luto perinatal para os profissionais de saúde. 2024. 98 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2024) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2024. Disponível em: Acesso em: 14 de março de 2025
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1