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Repositório Institucional - UECE
Título:
Educação climática: um experimento pedagógico no ensino fundamental em uma escola pública de Fortaleza - CE

Autor(es):
SALDANHA, OTILIO DIÓGENES

Palavras Chaves:
Mudanças climáticas; Antropoceno; Educação ambiental; Educação climática; Experimento pedagógico

Ano de Publicação:
2024

Resumo:
Vive-se hoje uma mudança climática de intensidade sem precedentes na história geológica recente. A discussão sobre as Mudanças Climáticas, acerca do papel de cada pessoa na produção e na mitigação da crise, tornou-se um imperativo curricular. Este estudo tem como pressuposto a insuficiência do atual currículo da Educação Ambiental para discutir as mudanças climáticas. Propõe uma expansão conceitual do currículo escolar, na direção da Educação Climática. Para esse fim, assume-se o desenvolvimento de um experimento pedagógico de Educação Climática em uma escola pública municipal de Fortaleza - CE. De abordagem qualitativa, a pesquisa investiga a forma como os conceitos sobre mudanças climáticas se inserem no currículo da escola, considerando as concepções norteadoras do Projeto político pedagógico e as orientações oficiais. Utilizam-se três técnicas de coleta de dados: a análise documental, a aplicação de questionários e o desenvolvimento de um experimento pedagógico em que os estudantes são instigados a perceber os efeitos das perturbações antrópicas sobre o clima, discuti-las e simbolizar ações de conscientização e resiliência climática. São questões da investigação: Quais evidências científicas da força transformadora antrópica sobre o planeta, podem fundamentar os objetos de estudo da Educação Climática? Como a Educação Ambiental está colocada no currículo da educação brasileira? Em que contexto geoambiental se insere a escola e de que forma ela tem trabalhado a Educação Ambiental dentro do currículo? Como se pode criar coletivamente, estratégias pedagógicas curriculares, no âmbito da Educação Climática, para o enfrentamento dos problemas ambientais identificados na comunidade, pela comunidade? O propósito principal da pesquisa é elaborar uma ferramenta pedagógica de Educação Climática em diálogo com o currículo do Ensino Fundamental I. Ao final, como produtos concretos, entrega-se à sociedade, em forma de publicação, uma tecnologia pedagógica de Educação Climática, disponível para replicar através da reformulação curricular de redes públicas de ensino e de escolas privadas e do desenvolvimento de programas de formação de professores.

Abstract:
We are currently witnessing an unprecedented intensity of climate change in recent geological history. The discussion on Climate Change, regarding the role of each individual in the production and mitigation of the crisis, has become a curricular imperative. This study is based on the insufficiency of the current Environmental Education curriculum to discuss climate change. It proposes a conceptual expansion of the school curriculum towards Climate Education. To this end, the development of a pedagogical experiment of Climate Education in a municipal public school in Fortaleza - CE is assumed. Using a qualitative approach, the research investigates how concepts about climate change are integrated into the school curriculum, considering the guiding principles of the pedagogical political project and official guidelines. Three data collection techniques are used: document analysis, questionnaires, and the development of a pedagogical experiment in which students are encouraged to perceive the effects of the climate emergency, discuss them, and symbolize actions of awareness and climate resilience. Research questions include: What scientific evidence of anthropogenic transformative force on the planet can underpin the objects of study in Climate Education? How is Environmental Education integrated into the Brazilian education curriculum? In what geo-environmental context does the school operate and how has it addressed Environmental Education within the curriculum? How can collectively create curricular pedagogical strategies within Climate Education to address environmental problems identified in the community, by the community? The main purpose of the research is to develop a pedagogical tool for Climate Education in dialogue with the Elementary School I curriculum. Ultimately, as concrete products, a pedagogical technology for Climate Education will be delivered to society in publication form, available for replication through curricular reformulation in public educational networks and private schools, as well as through teacher training programs.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SALDANHA, OTILIO DIÓGENES. Educação climática: um experimento pedagógico no ensino fundamental em uma escola pública de Fortaleza - CE. 2024. 255 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2024) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2024. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

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