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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Artes visuais e educação ambiental: experiência pedagógica em uma escola municipal de tempo integral de Fortaleza (CE)

Autor(es):
Leite, Diana Lacerda

Palavras Chaves:
arte; afetividade; exposição; mudanças climáticas; interdisciplinaridade.

Ano de Publicação:
2024

Resumo:
Este trabalho investiga como a arte pode contribuir para o debate sobre mudanças climáticas no ambiente escolar, discorrendo acerca da importância da relação entre artes visuais e Educação Ambiental no sentido de promover uma consciência ecológica coletiva de forma interdisciplinar. O embasamento teórico da pesquisa foi dividido em emergência climática, educação e mitigação das mudanças climáticas e arte e Educação Ambiental. A complexidade deste estudo em arte, dividido em etapas, necessitou de mais de uma abordagem para obter resultados mais fundamentados. Desta forma, a pesquisa teve abordagem qualitativa durante o desenvolvimento do projeto na escola e, por ser uma análise mais subjetiva, teve enfoque quantitativo para coletar e examinar dados estatísticos da exposição das obras do projeto fora da escola e assumiu caráter de pesquisa participante. Na aplicação do projeto em sala de aula, foi utilizada a proposta pedagógica triangular do ensino de arte, de Ana Mae Barbosa. A primeira fase do projeto foi realizada em uma Escola Municipal de Tempo Integral de Fortaleza, localizada na periferia da cidade. A segunda fase foi a exposição das obras do projeto em uma galeria fora da escola e a aplicação de um formulário com esse público. A análise das obras criadas pelos discentes, assim como a exibição delas na escola e em outros espaços, mesmo considerando a subjetividade do artista e do espectador, evidenciou a capacidade que a arte tem de afetar, de emocionar, de sensibilizar seus espectadores sobre qualquer temática; no caso deste estudo, sobre mudanças climáticas. A vivência de uma relação processual entre a experiência estética e uma Educação Ambiental crítica e afetiva favoreceu o diálogo entre arte e ciência, o combate ao negacionismo e a propagação de valores ambientais. Palavras-chave: arte; afetividade; exposição; mudanças climáticas; interdisciplinaridade.

Abstract:
This work investigates how art can contribute to the debate on climate change in the school environment, discussing the importance of the relationship between visual arts and Environmental Education in order to promote collective ecological awareness in an interdisciplinary way. The theoretical basis of the research was divided into climate emergency, education and mitigation of climate change and art and Environmental Education. The complexity of this art study, divided into stages, required more than one approach to obtain more substantiated results. In this way, the research had a qualitative approach during the development of the project at the school and, as it was a more subjective analysis, it had a quantitative focus to collect and examine statistical data from the exhibition of the project's works outside the school and also assumed the character of participatory research. When applying the project in the classroom, the triangular pedagogical proposal for art teaching by Ana Mae Barbosa was used. The first phase of the project was carried out in a Full-Time Municipal School in Fortaleza, located on the outskirts of the city. The second phase was the exhibition of the project's works in a gallery outside the school and the application of a form with this audience. The analysis of the works created by the students, as well as their exhibition at school and in other spaces, even considering the subjectivity of the artist and the spectator, highlighted the ability of art to affect, to move, to sensitize its viewers about any topic; in the case of this study, about climate change. The experience of a procedural relationship between aesthetic experience and critical and affective Environmental Education favored the dialogue between art and science, the fight against denialism and the propagation of environmental values. Keywords: art; affectivity; exhibition; climate changes; interdisciplinarity.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Leite, Diana Lacerda. Artes visuais e educação ambiental: experiência pedagógica em uma escola municipal de tempo integral de Fortaleza (CE). 2024. 100 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2024) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2024. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

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