Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Educação ambiental, mudanças climáticas e arboviroses: uma abordagem didática com emprego de cartilha educativa

Autor(es):
Ribeiro, Maria Gloria Nascimento

Palavras Chaves:
educação ambiental; mudanças climáticas; aedes aegypti; arboviroses.

Ano de Publicação:
2024

Resumo:
O aumento da temperatura e a incidência de secas resultantes dos processos de mudanças climáticas, propiciam impactos no meio ambiente e na sociedade em geral, como a expansão de doenças usualmente transmitidas por mosquitos as arboviroses. A pesquisa objetivou desenvolver práticas pedagógicas relacionadas a educação ambiental, sinalizando as arboviroses associadas às mudanças climáticas, por meio de medidas preventivas de combate ao vetor. Consta que no Município de Fortaleza – CE, por ocasião da quadra chuvosa, que acontece nos meses de dezembro a julho surge um período de epidemias, caracterizado pelas arboviroses veiculadas pelo vetor Aedes Aegypti. Esse fato relacionado às mudanças climáticas ocasiona aumento das arboviroses Dengue, Chikungunya e Zika, pela proliferação do mosquito em períodos de alta pluviosidade, cujos parâmetros de temperatura são ideais para a eclosão dos ovos. Estudos recentes evidenciam a vulnerabilidade no controle e prevenção das arboviroses e neste sentido o ambiente escolar apresenta-se como local propício às discussões atuais como as arboviroses, onde se pode correlacionar educação à saúde como metodologia de ensino/aprendizagem como intuito de promover conscientização, prevenção e controle de doenças. Com esse propósito foram aplicados questionários de sondagem e pós-teste tendo como público-alvo os alunos das 5ª e 8ª séries de uma escola de Ensino Fundamental da rede Pública Municipal de Fortaleza – CE, localizada na Regional 10, Conjunto Esperança. Como resultado das ações junto aos discentes foi estruturada uma cartilha educativa, com destaque para a educação ambiental, abordando mudanças climáticas e arboviroses, enfatizando sintomas das doenças e combate ao vetor. A metodologia da pesquisa foi de natureza descritiva/qualitativa com análise dos dados a partir da leitura dos questionários aplicados aos alunos, com intenção de estimular a participação dos estudantes em relação as questões ambientais. Palavras-chave: educação ambiental; mudanças climáticas; aedes aegypti; arboviroses.

Abstract:
The increase in temperature and the incidence of droughts resulting from climate change are having an impact on the environment and society in general, such as the spread of diseases usually transmitted by mosquitoes - the arboviruses. The research aimed to develop pedagogical practices related to environmental education, highlighting the arboviruses associated with climate change, through preventive measures to combat the vector. It is said that in the municipality of Fortaleza - CE, during the rainy season, which takes place from December to July, there is a period of epidemics, characterized by arboviruses carried by the Aedes Aegypti vector. This fact, related to climate change, causes an increase in the arboviruses Dengue, Chikungunya and Zika, due to the proliferation of the mosquito during periods of high rainfall, whose temperature parameters are ideal for hatching eggs. Recent studies have shown the vulnerability of the control and prevention of arboviruses and, in this sense, the school environment is a favorable place for current discussions such as arboviruses, where health education can be correlated as a teaching/learning methodology in order to promote awareness, prevention and disease control. To this end, survey and post-test questionnaires were administered to 5th and 8th grade students at a public elementary school in Fortaleza, CE, located in Regional 10, Conjunto Esperança. As a result of the actions taken with the students, an educational booklet was produced, with an emphasis on environmental education, addressing climate change and arboviruses with an emphasis on the symptoms of the diseases and combating the vector. The research methodology was descriptive/qualitative in nature, with data analysis based on reading the questionnaires applied to the students, with the intention of stimulating student participation in relation to environmental issues. Keywords: environmental education; climate change; aedes aegypti; arboviruses.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Ribeiro, Maria Gloria Nascimento. Educação ambiental, mudanças climáticas e arboviroses: uma abordagem didática com emprego de cartilha educativa. 2024. 66 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2024) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2024. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1