Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Educação climática na comunidade do Morro Santa Terezinha em Fortaleza/Ce: estudo de caso em um ambiente escolar

Autor(es):
Oliveira, Gerlena Ferreira De

Palavras Chaves:
variabilidade climática; desastres naturais; educação ambiental; ensino da climatologia.

Ano de Publicação:
2024

Resumo:
As metrópoles brasileiras têm graves problemas habitacionais, pois o aumento populacional nos grandes centros propicia a construção de casas irregulares, geralmente precárias, sem infraestruturas e em áreas de riscos. Esse cenário favorece os desastres naturais, sobretudo nas comunidades mais vulneráveis. Nesse sentido, o estudo tem o objetivo de investigar a percepção de setenta estudantes do sétimo ano escolar do Ensino Fundamental (anos finais) sobre os efeitos da variabilidade do clima na região onde vivem e despertar por meio de práticas da educação climática a curiosidade e a conscientização desses estudantes da Escola Municipal Professora Belarmina Campos localizada no Morro Santa Terezinha em Fortaleza/Ceará. Inicialmente foi aplicado um questionário estruturado com o intuito de diagnosticar o nível de conhecimento dos estudantes, cujo resultado subsidiou as discussões dos conteúdos relacionados com a temática, em particular as chuvas, temperatura, ventos, variabilidade e mudanças climáticas, desastres naturais, educação ambiental e defesa civil. Assim foram realizados encontros com o uso de metodologia ativa, baseada no conhecimento prévio dos estudantes e nos dados de institutos de pesquisa em Meteorologia (FUNCEME e INMET) e da (COPDC) que proporcionou aos participantes associar o conhecimento científico a realidade observada na região em estudo e favoreceu a aprendizagem significativa e o protagonismo, como preconizado na BNCC e na DCRC. Por fim, os resultados do questionário, obtidos pós-intervenção pedagógica, a participação dos estudantes nos encontros, bem como atividade escrita, que fundamentou a elaboração do folheto educativo, divulgado na comunidade escolar, revelaram a compreensão sobre os assuntos abordados. Dessa forma, percebe-se que a metodologia usada atingiu os objetivos propostos de motivar e despertar o interesse dos estudantes pela temática da educação climática. Palavras-chave: variabilidade climática; desastres naturais; educação ambiental; ensino da climatologia.

Abstract:
Brazilian metropolises have serious housing problems, as the population increase in large centers leads to the construction of irregular houses, generally precarious, without infrastructure and in risky areas. This scenario favors natural disasters, especially in the most vulnerable communities. In this sense, the study aims to investigate the perception of seventy students in the seventh year of elementary school (final years) about the effects of climate variability in the region where they live and awaken curiosity and awareness through climate education practices. awareness among these students at Escola Municipal Professora Belarmina Campos located in Morro Santa Terezinha in Fortaleza/Ceará. Initially, a structured questionnaire was applied with the aim of diagnosing the students' level of knowledge, the result of which supported discussions on content related to the theme, in particular rain, temperature, winds, climate variability and change, natural disasters, environmental education and civil defense. Thus, meetings were held using an active methodology, based on the students' prior knowledge and on data from research institutes in Meteorology (FUNCEME and INMET) and (COPDC), which allowed participants to associate scientific knowledge with the reality observed in the region in study and favored meaningful learning and protagonism, as recommended by the BNCC and DCRC. Finally, the results of the questionnaire, obtained after the pedagogical intervention, the participation of students in the meetings, as well as written activity, which supported the preparation of the educational leaflet, disseminated in the school community, revealed the understanding of the topics covered. In this way, it is clear that the methodology used achieved the proposed objectives of motivating and awakening students' interest in the topic of climate education. Keywords: climate variability; natural disasters; environmental education; teaching climatology.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Oliveira, Gerlena Ferreira De. Educação climática na comunidade do Morro Santa Terezinha em Fortaleza/Ce: estudo de caso em um ambiente escolar. 2024. 97 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2024) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2024. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1