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Repositório Institucional - UECE
Título:
Educação Integral e Reforma do Ensino: A política de ensino médio em tempo integral no Ceará

Autor(es):
Reboucas, Myrvia Muniz

Palavras Chaves:
Educação Integral; Escola de Tempo Integral; Reforma do Ensino Médio; Flexibilização Curricular; Educação Cearense

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Analisa-se a Política de Ensino Médio em Tempo Integral no estado do Ceará diante dos desafios da educação integral e da reforma educacional brasileira. Na medida em que avança a conversão das escolas regulares para o novo modelo de Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI), em andamento desde 2016, percebe-se a necessidade de investigar o interesse, cada vez maior, na formação dos jovens cearenses. A compreensão desse cenário exige, por um lado, reconhecer os avanços na concepção de educação integral no Brasil, e, por outro, descrever como a reforma educacional, desde os anos 1990, vêm alterando a função da escola e o papel das aprendizagens em toda a educação básica, e, mais recentemente, no currículo do ensino médio. Servindo-se do método teórico-bibliográfico, o estudo aborda a atual política de ensino médio no Ceará, a partir de obras e documentos relevantes à compreensão, tanto do panorama nacional e estadual das lutas em defesa da educação pública e, ao mesmo tempo, como da lógica de flexibilização dos conhecimentos oferecidos aos jovens, tendo em vista seu ingresso no mercado de trabalho. É nesse sentido, que se esclarece como a política pública cearense equilibra o objetivo de desenvolver integralmente os jovens com as exigências político-econômicas de uma formação voltada para a busca do emprego.

Abstract:
The Full-Time Secondary Education Policy in the state of Ceará is analyzed in the face of the challenges of integral education and Brazilian educational reform. As the conversion of regular schools to the new model of Full-Time High School (EEMTI), in progress since 2016, progresses, there is a need to investigate the growing interest in the training of young people from Ceará. . Understanding this scenario requires, on the one hand, recognizing the advances in the conception of integral education in Brazil, and, on the other, describing how educational reform, since the 1990s, has been changing the function of the school and the role of learning throughout basic education, and, more recently, in the secondary school curriculum. Using the theoretical-bibliographic method, the study addresses the current secondary education policy in Ceará, based on works and documents relevant to understanding both the national and state panorama of struggles in defense of public education and, at the same time, as well as the logic of making the knowledge offered to young people more flexible, with a view to their entry into the job market. It is in this sense that it aims to clarify how public policy in Ceará balances the objective of fully developing young people with the political-economic demands of training aimed at finding employment.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Reboucas, Myrvia Muniz. Educação Integral e Reforma do Ensino: A política de ensino médio em tempo integral no Ceará. 2023. 123 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 16 de maio de 2024

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