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Repositório Institucional - UECE
Título:
Letramento literário na educação infantil: mediação de leitura de poesia e círculo de cultura com crianças

Autor(es):
Rodrigues, Francielia Saraiva Alves

Palavras Chaves:
poesia; círculo de cultura; círculo de leitura; letramento literário; letramento de reexistência.

Ano de Publicação:
2024

Resumo:
A literatura é uma necessidade universal da humanidade. Ela dá forma aos nossos sentimentos, alimenta a nossa visão de mundo e nutre a nossa personalidade por meio da palavra. Por intermédio do texto literário, encontramos o senso de nós mesmos e do outro. É na ficção da palavra feita poesia e na poesia da palavra transformada na materialidade humana que desenvolvemos nossa sensibilidade, nossa humanização. Permitir às nossas crianças o contato com a experiência literária, em especial a poesia, é, pois, construir e reconstruir a palavra que nos humaniza. O presente estudo tem como objetivo analisar as contribuições de uma experiência de mediação de leitura de poesia, através dos círculos de cultura e dos círculos de leitura com crianças da educação infantil para o letramento literário e de reexistência. O aporte teórico-metodológico ancora-se na pesquisa-participante, conforme estudos desenvolvidos por Claudiana Alencar (2014, 2015), na perspectiva da Pragmática Cultural. A metodologia tem como base o método de Paulo Freire (2022a). A fundamentação teórica que embasa este estudo compreende as categorias de análise letramento literário (COSSON, 2016, 2021a), letramento de reexistência (SOUZA, 2011), literatura infantil (COELHO, 2000, LAJOLO; ZILBERMAN, 2007), círculo de cultura (FREIRE, 2022b, 2022a) e o círculos de leitura (COSSON, 2021a, 2021b). Consonante ao pensamento destes teóricos, dialogaremos também com os conceitos de “jogos de linguagem” e “formas de vida”, do filósofo Wittgenstein (1999) e com o modelo “ideológico” de letramento, defendidos por Street (2014). O corpus desta pesquisa é composto por dados oriundos das vivências mediadas pelos círculos de cultura e de leitura, realizados com crianças da educação infantil do CEI Maria Rosalina Lopes, localizado no município de Morada Nova, Ceará. As palavras-sementes (ALENCAR, 2021), produzidas durante as vivências nos círculos, mediante as gramáticas culturais das crianças, conduzem-nos a refletir sobre a importância dos textos literários para o desenvolvimento de uma leitura crítica. A poesia, pela sua própria natureza de ser uma atividade do espírito humano, ligada mais à área da intuição do que da razão, quando bem utilizada em sala de aula, permite o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, da imaginação, dentre outros, de forma lúdica e prazerosa. O ritmo, a melodia, a musicalidade e os brinquedos cantados são alguns dos elementos que a faz manter íntima relação com as crianças. Por meio da reinvenção da linguagem poética, as crianças acessaram suas gramáticas de resistência e reexistência, colorindo e poematizando, nas suas formas de vida, o sentido da própria existência. A relevância deste estudo sustenta-se na necessidade de ressignificarmos a nossa práxis enquanto seres poéticos que somos e enquanto profissionais comprometidos com a transformação social, em prol de uma educação libertadora.

Abstract:
Literature is a universal need for humanity. It gives shape to our feelings, feeds our worldview and nourishes our personality through words. Through the literary text, we find a sense of ourselves and others. It is in the fiction of the word made poetry and in the poetry of the word transformed into human materiality that we develop our sensitivity, our humanization. Allowing our children to have contact with literary experience, especially poetry, is, therefore, building and rebuilding the word that humanizes us. The present study aims to analyze the contributions of a poetry reading mediation experience, through culture circles and reading circles with early childhood education children, to literary literacy and re-existence. The theoretical-methodological contribution is anchored in participant research, according to studies developed by Claudiana Alencar (2014, 2015), from the perspective of Cultural Pragmatics. The methodology is based on the method of Paulo Freire (2022a). The theoretical foundation that supports this study comprises the categories of analysis: literary literacy (COSSON, 2016, 2021a), re-existence literacy (SOUZA, 2011), children's literature (COELHO, 2000, LAJOLO; ZILBERMAN, 2007), culture circle (FREIRE, 2022b, 2022a) and reading circles (Cosson, 2021a, 2021b). In line with the thinking of these theorists, we will also dialogue with the concepts of “language games” and “forms of life”, by the philosopher Wittgenstein (1999) and with the “ideological” model of literacy, defended by Street (2014). The corpus of this research is composed of data from experiences mediated by culture and reading circles, carried out with children in early childhood education at CEI Maria Rosalina Lopes, located in the municipality of Morada Nova, Ceará. The seed words (ALENCAR, 2021), produced during experiences in the circles, through the children's cultural grammars, lead us to reflect on the importance of literary texts for the development of critical reading. Poetry, by its very nature of being an activity of the human spirit, linked more to the area of intuition than reason, when used well in the classroom, allows the development of sensitivity, creativity, imagination, among others, of playful and enjoyable way. The rhythm, melody, musicality and singing toys are some of the elements that make her maintain an intimate relationship with children. Through the reinvention of poetic language, children accessed their grammars of resistance and re-existence, coloring and poemizing, in their forms of life, the meaning of their own existence. The relevance of this study is based on the need to give new meaning to our praxis as poetic beings that we are and as professionals committed to social transformation, in favor of a liberating education.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Rodrigues, Francielia Saraiva Alves. Letramento literário na educação infantil: mediação de leitura de poesia e círculo de cultura com crianças. 2023. 174 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Limoeiro do Norte, 2023. Disponível em: Acesso em: 16 de maio de 2024

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