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Repositório Institucional - UECE
Título:
Concepções de professores da rede pública municipal de fortaleza sobre mudanças climáticas na interface com a educação ambiental

Autor(es):
SANTOS, MARIA JOSÉ DOS

Palavras Chaves:
transformações climáticas; docentes; ensino fundamental.

Ano de Publicação:
2024

Resumo:
Os efeitos das alterações climáticas já podem ser sentidos e se intensificarão cada vez mais se não houver a conscientização dos segmentos sociais, pois há crenças de que esses eventos climáticos são apenas transformações naturais do sistema climática da Terra. Independente do seu agente causador o fato é que, as mudanças climáticas preocupam o futuro do planeta e podem desestabilizar qualquer plano de prosperidade para as gerações futuras; isso poderá ocorrer, é claro, se não houver uma preocupação genuína por parte de todos em reverter o quadro. Nesse cenário de análise do quadro preocupante do clima, a educação voltada para os eventos climáticos pode contribuir com suas ações de adaptação e mitigação, uma vez que traz um engajamento social necessário nas populações que impacta em ações, que preservam o meio ambiente, bem como a adoção de um modo de vida preponderantemente sustentável. Diante de tais fatos esse estudo teve como objetivo conhecer as percepções dos professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal de Fortaleza sobre a temática das Mudanças Climáticas e apresentar formas de se trabalhar melhor a problemática climática no âmbito educacional. Na pesquisa bibliográfica foram consultados livros, artigos científicos, acervo digital de Fortaleza, dissertações e teses, dentre outros. Como corpus da pesquisa, foram aplicados questionários com 17 perguntas pertinentes ao tema para 89 professores, em 23 escolas, da rede pública municipal de Fortaleza, estado do Ceará, de todas as áreas de conhecimento dos anos finais do ensino fundamental, por meio da ferramenta digital Google Forms como também de questionários impressos. Posteriormente, os dados foram analisados e os resultados revelaram que os docentes possuem conhecimento da temática, já que 60,7% responderam adequadamente sobre o conceito de Mudanças Climáticas, 95,5% confiam nas previsões científicas, 94,4% acreditam na contribuição antrópica nessas transformações do clima e 100% ratificam que essa temática é um problema global, nacional e local preocupante. Todavia 48,3% não obtiveram formação sobre o tema, em momento algum mesmo atuando no magistério por vários anos. Palavras-chave: transformações climáticas; docentes; ensino fundamental.

Abstract:
The effects of climate change can already be felt and will intensify more and more if there is no awareness among social segments, as there are beliefs that these climate events are just natural transformations of the Earth's climate system. Regardless of its causative agent, the fact is that climate change worries the future of the planet and can destabilize any prosperity plan for future generations; This could happen, of course, if there is no genuine concern on everyone's part to reverse the situation. In this scenario of analyzing the worrying climate situation, education focused on climate events can contribute to adaptation and mitigation actions, as it brings necessary social engagement to populations that impacts on actions that preserve the environment, as well as the adoption of a predominantly sustainable way of life. Given these facts, this study aimed to understand the perceptions of teachers who work in the final years of primary education in the municipal public network in Fortaleza on the topic of Climate Change and present ways to better address climate issues in the educational sphere. In the bibliographic research, books, scientific articles, Fortaleza's digital collection, dissertations and theses, among others, were consulted. As a research corpus, questionnaires with 17 questions relevant to the topic were applied to 89 teachers, in 23 schools, from the municipal public network of Fortaleza, state of Ceará, from all areas of knowledge in the final years of elementary school, using the digital tool Google Forms as well as printed questionnaires . Subsequently, the data was analyzed and the results revealed that teachers have knowledge of the topic, as 60.7% responded appropriately about the concept of Climate Change, 95.5% trust scientific predictions, 94.4% believe in the anthropogenic contribution in these climate transformations and 100% confirm that this issue is a global, national and local problem of concern. However, 48.3% did not obtain training on the topic, at any time even though they had been teaching for several years. Keywords: climate change; teachers; elementary school.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SANTOS, MARIA JOSÉ DOS. Concepções de professores da rede pública municipal de fortaleza sobre mudanças climáticas na interface com a educação ambiental. 2023. 84 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

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