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Repositório Institucional - UECE
Título:
História das organizações negras e da educação das relações étnico-raciais em Maranguape e no Ceará

Autor(es):
Fernandes, Thiago Medeiros

Palavras Chaves:
Organizações Negras; Práticas educativas; Maranguape; Mídia Negra Digital Cearense Contemporânea; Memória; Identidade Negra.

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Este estudo problematiza as práticas educativas desenvolvidas nas organizações negras brasileiras e seus desdobramentos em Maranguape, no Estado do Ceará, município situado na Região Metropolitana de Fortaleza. Práticas educativas remontam experiências históricas das organizações negras no combate aos estigmas sociais e raciais nas afirmações positivas para a autoestima. A pesquisa delimita no prisma teórico de longa duração como apregoa Braudel (2005), a fim de questionar nuances historiográficas que compuseram o itinerário das organizações negras ao longo do tempo com reflexo no presente. Assim, atravessa a contemporaneidade na abordagem da Lei nº 10.639/2003, dos silenciamentos e das resistências nas expressões culturais que vão ao encontro das práticas executadas. Portanto, quais epistemologias são produzidas nas organizações negras cearenses como terreiros e mídias negras? A pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, com análise bibliográfica, utiliza entrevistas temáticas semiestruturadas com sujeitos que representam as comunidades afro-cearense de terreiro e representantes da Mídia Negra Digital Cearense Contemporânea - MNDCC. Os terreiros e as mídias contemporâneas assumem um papel crucial na sociedade para um pertencimento histórico da memória coletiva dos sujeitos, representando solidariedade na reprodução da educação das relações étnico-raciais e das africanidades que afirmam epistemologias à identidade negra na sociedade maranguapense e regional.

Abstract:
This study addresses educational practices developed within black organizations in Brazil and their developments in the city of Maranguape, located in the metropolitan area of Fortaleza, in the state of Ceará. Educational practices illustrate the historical experiences in black organizations towards the fight against racial and social stigma in terms of assertive actions of self-esteem. This research adopts a theoretical framework of long duration, as stated by Braudel (2005), to question historiographical nuances that constituted the itinerary of black organizations throughout the time with repercussions in the present. Therefore, it goes through contemporaneity by the means of the approach of the Law no. 10639/2003, silencing, and resistance in cultural expression that harmonize with the practices executed. Furthermore, which epistemologies are produced within black organizations in the state of Ceará such as in religious terreiros and black media? This qualitative and exploratory research contains a bibliographic analysis, and uses semi structured interviews with individuals that represent a local Afro-descendants terreiro community, and representatives of the Contemporary Cearense Digital Black Media (Mídia Negra Digital Cearense Contemporânea – MNDCC). Results suggest that religious terreiros and contemporary media play an important role in society to a historical belonging of the collective memory from individuals, representing solidarity in the reproduction of the education of ethnic and social relations, and of the Africanities that affirm epistemologies for the black identity in both local and regional society.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Fernandes, Thiago Medeiros. História das organizações negras e da educação das relações étnico-raciais em Maranguape e no Ceará. 2023. 211 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 12 de maio de 2024

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