Repositório Institucional - UECE
Título:
Educação física e dissertações do curso de mestrado ensino na saúde: um estudo documental

Autor(es):
Maciel, Maximo De Castro

Palavras Chaves:
educação física; metodologia; dissertações.

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
O Curso de Mestrado profissional Ensino na Saúde surgiu devido a necessidade de captar profissionais do mercado de trabalho, seja local ou regional, além de aprimorar e estimular a pesquisa científica, qualificando as práticas no ambiente ao qual está inserido. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo catalogar as dissertações do CMEPES produzidas por autores na área da Educação Física, no período 2013 a 2019, descrevendo as linhas, áreas, temas, metodologias e orientadores do estudo. Trata-se de um estudo documental com abordagem quantitativa, com busca realizada no site do CMEPES. Nos resultados, percebemos que a Educação Física é uma área que representa 17,28% das dissertações publicadas até o ano 2019, em que neste trabalho foram abordadas 28 dissertações, após serem submetidos aos critérios de inclusão e exclusão. As pesquisas das dissertações seguem as linhas de estudos do CMEPES. A abordagem qualitativa, esteve na maioria dos estudos, junto com o tipo de estudo explorativo-dissertativo. O cenário de estudo abrange diversas regiões do Brasil, com participantes da comunidade acadêmica oriunda de diversos lugares, e profissionais e usuários do sistema único de saúde. O compilado de todos esses dados nos fez compreender o quanto o CMEPES contribui para a formação e a pesquisa dos discente, com uma pluralidade de informações, beneficiando e inovando as práticas de educação no processo de ensino, além do processo de cuidar a qual é a missão dos profissionais da Educação Física. Palavras-chave: educação física; metodologia; dissertações.

Abstract:
The Professional Master's Course in Health Education emerged due to the need to attract professionals from the labor market, whether local or regional, in addition to improving and stimulating scientific research, qualifying practices in the environment in which it is inserted. In this sense, this study aims to catalog the CMEPES dissertations produced by authors in the field of Physical Education, from 2013 to 2019, describing the lines, areas, themes, methodologies and study advisors. This is a documentary study with a quantitative approach, with a search carried out on the CMEPES website. In the results, we noticed that Physical Education is an area that represents 17.28% of the dissertations published until the year 2019, in which 28 dissertations were approached in this work, after being submitted to the inclusion and exclusion criteria. Dissertation research follows the lines of CMEPES studies. The qualitative approach was in most of the studies, along with the exploratory-dissertation type of study. The study scenario covers several regions of Brazil, with participants from the academic community from different places, and professionals and users of the unified health system. Compiling all these data made us understand how much CMEPES contributes to the formation and research of students, with a plurality of information, benefiting and innovating educational practices in the teaching process, in addition to the care process which is the mission of Physical Education professionals. Keywords: physical education; methodology; dissertations.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Maciel, Maximo De Castro. Educação física e dissertações do curso de mestrado ensino na saúde: um estudo documental. 2023. 117 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 12 de abril de 2025

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