Repositório Institucional - UECE
Título:
Impressões 3D como ferramenta de inclusão para deficientes visuais no ensino de eletromagnetismo.

Autor(es):
Almeida, Maria Luana De Souza

Palavras Chaves:
Ensino de Física; Deficiente visual; Inclusão; Impressão 3D.

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Este trabalho apresenta uma proposta metodológica utilizando material tátil impresso em 3D com o objetivo de incluir pessoas com deficiência visual nas aulas de eletromagnetismo. Tem-se como base teórica um referencial fundamentado nas leis e definições da inclusão, em um estudo da arte sobre o ensino de Física para deficientes visuais, uma revisão bibliográfica sobre eletromagnetismo e uma breve descrição do processo de impressão 3D. Sustentado por esses conhecimentos é descrita a elaboração de 5 peças em 3D para representar os seguintes modelos físicos: o campo magnético de um ímã, o campo de carga elétrica positiva e negativa, corrente elétrica, lei de Ampère, e a lei de Faraday. A metodologia da pesquisa foi a pesquisa-ação e a aplicação das peças aconteceu em uma turma regular do 3º ano do ensino médio, com alunos videntes e com deficiência visual (DV). Os dados foram coletados por meio da análise de um questionário aplicado antes das aulas e um questionário aplicado após as aulas. Os resultados concordam que o material tátil utilizado possibilitou a inclusão de DV nas aulas de eletromagnetismo. Palavras-chave: Ensino de física. Deficiente visual. Inclusão. Impressão 3D.

Abstract:
This research presents a methodological proposal using 3D printed tactile material with the aim of including visually impaired people in electromagnetism classes. The theoretical basis is a reference based on the laws and definitions of inclusion, a study of the art of teaching physics to the visually impaired, a literature review on electromagnetism and a brief description of the 3D printing process. Based on this knowledge, we describe the creation of five 3D pieces to represent the following physical models: the magnetic field of a magnet, the field of positive and negative electric charge, electric current, Ampère's law and Faraday's law. The research methodology was the action research and the pieces were applied in a regular 3rd year high school class with both sighted and visually impaired (VI) students. The data was collected by analyzing a questionnaire applied before the classes and a questionnaire applied after the classes. The results show that the tactile material used made it possible to include VI students in electromagnetism classes. Keywords: Physics teaching. Visually impaired. Inclusion. 3D printing.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Almeida, Maria Luana De Souza. Impressões 3D como ferramenta de inclusão para deficientes visuais no ensino de eletromagnetismo. . 2023. 161 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Quixadá, 2023. Disponível em: Acesso em: 23 de março de 2025

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