Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O letramento racial crítico e práticas pedagógicas na construção da identidade racial da criança negra por meio da literatura infantil

Autor(es):
Sales, Rosilene Batista

Palavras Chaves:
letramento racial crítico; práticas pedagógicas; identidade racial; literatura infantil.

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
A pesquisa versa sobre as práticas pedagógicas das professoras dos anos iniciais do Ensino fundamental, especialmente do 1 ano. O público alvo da investigação são professoras que atuam no 1º ano dos anos iniciais do Ensino fundamental. Procede de um estudo que teve como objetivo geral: compreender em que medida as práticas pedagógicas das professoras dos anos iniciais do Ensino fundamental contribuem para o Letramento Racial Crítico na construção da identidade racial da criança negra por meio da literatura infantil. Partimos da premissa de que o racismo é estrutural e atravessa as relações sociais, incidindo na hierarquização de corpos brancos e negros e no rebaixamento de determinado seguimento social em função da categoria raça. Nesse sentido, nossa interlocução teórica articula uma leitura crítica sobre o racismo no ambiente escolar, a necessidade da Educação das Relações Étnico-raciais, reinvindicada pela Lei 10.639/03 e as possibilidades de Letramento Racial Crítico por meio das práticas pedagógicas das professoras dos anos iniciais mediadas pela literatura infantil com vistas a construção da identidade racial da criança negra. Neste ínterim, desenvolvemos um breve relato sobre o arcabouço legal vigente que legitima a Educação das Relações Étnico-racial, evidenciando á luz da legislação educacional que o tratamento pedagógico da citada temática deve ser realizado nas instituições de ensino públicas ou privadas ao longo de todo o ano letivo. Nessa direção, discutimos sobre os contributos das práticas pedagógicas das referidas professoras na promoção do Letramento Racial Crítico utilizando a literatura Infantil e verificando os desafios enfrentados por elas no trabalho docente com a temática da Educação das Relações étnico-raciais. Voltamos nosso olhar para a análise do lugar destinado para a supracitada temática no Projeto Político pedagógico da escola (PPP), considerando que o referido tema deve ser um dos elementos estruturantes do PPP (BRASIL, 2009). O caminho metodológico consistiu em uma abordagem de natureza qualitativa, tipo estudo de caso, empregando como procedimento de coletas de dados as seguintes técnicas :análise documental, a realização de entrevista semi-estruturada e a observação participante. As práticas pedagógicas das professoras do 1 ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, embora enfrente alguns desafios para a promoção do Letramento Racial Crítico, tem contribuído na construção da identidade racial da criança negra, proporcionando a valorização da diversidade étnico racial por meio da literatura infantil, proporcionando aos educandos possibilidades de autoafirmação quanto a sua identidade étnico -racial. Palavras-chave: letramento racial crítico; práticas pedagógicas; identidade racial; literatura infantil.

Abstract:
The research focuses on the pedagogical practices of first-grade teachers in the early years of elementary school. The target audience of the investigation is teachers who work in the first grade of the early years of elementary school. It stems from a study that had the general objective of understanding to what extent the pedagogical practices of teachers in the early years of elementary school contribute to Critical Racial Literacy in the construction of the racial identity of black children through children's literature. We start from the premise that racism is structural and permeates social relations, resulting in the hierarchical categorization of white and black bodies and the marginalization of a particular social segment based on racial categories. In this sense, our theoretical dialogue articulates a critical understanding of racism in the school environment, the need for Ethnic-Racial Relations Education as advocated by Law 10.639/03, and the possibilities of Critical Racial Literacy through the pedagogical practices of early years teachers mediated by children's literature in order to construct the racial identity of black children. In the meantime, we supply a brief account of the current legal framework that legitimizes Ethnic-Racial Relations Education, considering educational legislation that the pedagogical treatment of this theme must be conducted in public or private educational institutions throughout the academic year. In this direction, we discuss the contributions of the pedagogical practices of these teachers in promoting Critical Racial Literacy using children's literature and examining the challenges they face in their teaching work about the theme of Ethnic-Racial Relations Education. We turn our attention to analyzing the place appointed for this theme in the School Pedagogical Political Project (PPP), considering that it should be one of the foundational elements of the PPP (BRASIL, 2009). The methodological approach consisted of a qualitative approach, specifically a case study, employing the following data collection techniques: document analysis, semi-structured interviews, and participant observation. The pedagogical practices of 1st-grade teachers in the early years of elementary school, although facing some challenges in promoting Critical Racial Literacy, have contributed to the construction of the racial identity of black children by fostering the appreciation of ethnic-racial diversity through children's literature, thus providing students with opportunities for self-affirmation regarding their ethnic-racial identity. Keywords: critical racial literacy; pedagogical practices; racial identity; children's literature.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Sales, Rosilene Batista. O letramento racial crítico e práticas pedagógicas na construção da identidade racial da criança negra por meio da literatura infantil. 2023. 183 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 16 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1