Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O novo ensino médio e a área de Educação Física escolar: implicações na (de) formação da classe trabalhadora

Autor(es):
Pereira, Joao Marcos Saturnino

Palavras Chaves:
Novo Ensino Médio; Crise Estrutural do Capital; Área de Educação Física

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Esta dissertação tem como objetivo analisar as possíveis implicações do novo Ensino Médio, instituído por meio da Lei n. 13.415/2017, da BNCC do Ensino Médio e da Resolução n. 3/2018, na área de Educação Física escolar para a formação da classe trabalhadora, no contexto da crise estrutural do capital. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, ancorada nos pressupostos onto-metodológicos instaurados por Karl Marx e recuperados pelo filósofo húngaro György Lukács. Constatamos, com o referido estudo, que a partir dos anos 1970, com a eclosão da crise estrutural do capital, os organismos internacionais passaram a exercer forte influência no desenvolvimento de novas políticas educacionais, defendendo uma educação escolar pautada em competências e habilidades, que demandam as novas relações de produção engendradas pelo Toyotismo. Para tal pleito, exige-se um trabalhador polivalente, flexível, multifuncional, ou seja, capaz de se adaptar, às constantes mudanças do mundo do trabalho e da sociedade capitalista. Neste contexto, identificamos que a educação escolar tem sido fortemente subordinada aos interesses do capital, sendo gerada no seu interior uma nova dinâmica de organização e de condução do processo educativo, resultando no esvaziamento dos conteúdos científicos, artistas, filosóficos e da cultura corporal ao longo da formação escolar dos alunos, conforme constatamos nas análises das novas determinações do Ensino Médio para a formação da juventude brasileira. Paralelo a isso, identificamos que a Educação Física perdeu a sua obrigatoriedade no currículo escolar, sendo os seus conteúdos ministrados, agora, no Ensino Médio, apenas como estudos e práticas, assim como os conteúdos de Arte, Sociologia e Filosofia. Como resultado, percebemos, a partir dessa política educacional, a oferta de uma educação escolar centrada nas novas necessidades do mercado de trabalho no contexto da crise estrutural do capital, ofertando-se para os filhos da classe trabalhadora uma formação escolar flexível, aligeirada, fragmentada, vinculada aos valores que alinham-se à emancipação política. Desse modo, contrapondo-se à sociedade e à educação burguesa, defendemos a necessidade de resistência ativa no interior da educação de forma geral e no interior da Educação Física, sendo necessária uma práxis pedagógica revolucionária, isto é, atividades educativas com um caráter emancipador, articuladas, de modo direto ou indireto, com a luta histórica pela superação do capitalismo e a construção de uma sociedade comunista.

Abstract:
This dissertation aims to analyze the potential implications of the new High School Education, established through Law No. 13,415/2017, the National Curricular Common Base (BNCC) for High School, and Resolution No. 3/2018, on the field of school Physical Education, for the formation of the working class, within the context of the structural crisis of capital. To accomplish this, we conducted a bibliographic and documentary research, anchored in the onto-methodological assumptions established by Karl Marx and further developed by the Hungarian philosopher György Lukács. Through the aforementioned study, we observed that starting from the 1970s, with the onset of the structural crisis of capital, international organizations began to exert a significant influence on the development of new educational policies. These policies advocated for a school education based on competencies and skills, which align with the new production relations engendered by Toyotism. For such a demand, a versatile, flexible, and multifunctional worker is required – someone capable of adapting to the constant changes in the world of labor and capitalist society. In this context, we have identified that school education has been strongly subordinated to the interests of capital. Within this framework, a new dynamic of organization and direction of the educational process has emerged, leading to the depletion of scientific, artistic, philosophical, and bodily cultural contents throughout students' schooling. This observation is evident through the analysis of the new directives for High School education and their implications for the formation of Brazilian youth. In parallel to this, we identified that Physical Education has lost its compulsory status in the school curriculum. Its contents are now taught in High School solely as studies and practices, similarly to the contents of Art, Sociology, and Philosophy. As a result, we discern from this educational policy the provision of a school education centered around the new demands of the labor market within the context of the structural crisis of capital. This education is offered to the children of the working class as a flexible, streamlined, and fragmented schooling, closely tied to values that align with political emancipation. Thus, countering bourgeois society and education, we advocate for the necessity of active resistance within education as a whole and within Physical Education in particular. A revolutionary pedagogical praxis is essential – educational activities characterized by their emancipatory nature, intricately linked, either directly or indirectly, to the historical struggle for the transcendence of capitalism and the construction of a communist society.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Pereira, Joao Marcos Saturnino. O novo ensino médio e a área de Educação Física escolar: implicações na (de) formação da classe trabalhadora. 2023. 193 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 16 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1