Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no ensino: Experiências e perspectivas dos professores da rede municipal de educação de Russas/CE em tempos de pós-pandemia

Autor(es):
Lima Sobrinho, Antonio Fernandes De

Palavras Chaves:
Tecnologias digitais; Trabalho docente; Pandemia.

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
A presente pesquisa foi motivada a compreender como as tecnologias digitais se expressaram no trabalho dos professores de Russas/CE durante e após a pandemia do Covid-19, entendendo que esse foi um momento que impactou diretamente a humanidade e permanece causando implicações nas diversas dimensões das nossas vidas. Com o propósito de compreender a tecnologia em profundidade, adotamos uma concepção embasada no pensamento filosófico de Álvaro Vieira Pinto (2005). Essa concepção nos possibilitou construir uma visão dialética da tecnologia, entendendo-a a partir de suas bases ontológicas e de sua relação intrínseca com o complexo do trabalho. Posteriormente, promovemos uma discussão a respeito da relação entre tecnologia e educação, com o intuito de destacar suas semelhanças, contradições, limitações e potencialidades, conduzindo estudos sobre a integração das tecnologias no ambiente escolar, a questão da exclusão digital, a importância dos documentos que orientam a educação no Brasil (LDB, o PNE, os PCN e a BNCC), bem como o letramento digital como uma possibilidade para a formação tanto de professores quanto de alunos. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica qualitativa, fundamentada no materialismo histórico-dialético. Foi realizada uma pesquisa de campo no município de Russas/CE, mais especificamente na Escola Municipal Padre Marcondes Matos Cavalcante. Para coletarmos os dados da pesquisa, realizamos entrevistas semiestruturadas com oito professores selecionados de acordo com critérios específicos: serem professores efetivos ou temporários de qualquer etapa de ensino e terem trabalhado durante o período da pandemia por meio de aulas remotas nessa escola. A técnica utilizada para compreender e interpretar os dados obtidos nas entrevistas foi a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2020). Por fim, o resultado da nossa pesquisa mostrou que as tecnologias digitais se expressaram no trabalho docente de maneira desafiadora, haja vista a dificuldade que muitos professores tiveram em dominar os aparelhos tecnológicos, seus sistemas operacionais e linguagens, bem como reajustar a forma como dariam as suas aulas em uma nova modalidade de ensino por meio desses aparelhos tecnológicos.

Abstract:
The present research was motivated by the goal of understanding how digital technologies manifested themselves in the work of teachers in Russas/CE during and after the Covid-19 pandemic. It is recognized that this period had a direct impact on humanity and continues to have implications in various dimensions of our lives. With the purpose of comprehending technology, we adopted a conception based on the philosophical thought of Álvaro Vieira Pinto (2005). This conception allowed us to construct a dialectical view of technology, understanding it from its ontological foundations and its intrinsic relationship with the complex of work. Subsequently, we facilitated a discussion regarding the relationship between technology and education, aiming to highlight their similarities, contradictions, limitations, and potentials. We conducted studies on the integration of technologies in the school environment, the issue of digital exclusion, the importance of educational documents in Brazil (such as the LDB, the PNE, the PCN, and the BNCC), as well as digital literacy as a possibility for the development of both teachers and students The research adopted a qualitative methodological approach grounded in historical-dialectical materialism. A field research was conducted in Russas/CE, specifically at the Padre Marcondes Matos Cavalcante School. To collect the research data, semi-structured interviews were conducted with eight teachers selected according to specific criteria: being permanent or temporary teachers at any stage of education and having worked during the pandemic period through remote classes at this school. The technique used to understand and interpret the data obtained from the interviews was the Content Analysis proposed by Bardin (2020). Therefore, the result of our research showed that digital technologies manifested themselves in the teaching work in a challenging manner, considering the difficulties that many of them faced in mastering the technological devices, their operating systems, and languages, as well as readjusting the way they would deliver their classes in a new mode of teaching through these technological devices.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Lima Sobrinho, Antonio Fernandes De. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no ensino: Experiências e perspectivas dos professores da rede municipal de educação de Russas/CE em tempos de pós-pandemia. 2023. 150 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Limoeiro do Norte, 2023. Disponível em: Acesso em: 16 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1