Entre Iracema(s) e um paraíso: um estudo acerca das imagens femininas no espaço discursivo do "Ceará turístico"
Autor(es):
Cavalcante, Leilane Silva
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2016
Resumo:
Esta dissertação teve por objetivo analisar as imagens femininas no espaço
discursivo do ―Ceará turístico‖. Entende-se que, historicamente, a atividade turística
utilizou o corpo feminino como um produto turístico, símbolo da identidade nacional,
racial, de gênero e sexualidade. Às mulheres foram atribuídos estereótipos de
hipererotização, o que configurou a produção de um imaginário social machista,
sexista e racista. A presença de imagens que vendem o corpo feminino como
atrativo turístico foram recorrentes nos diversos espaços discursivos públicos e
privados, nacionais e internacionais, fato que fomentou a inclusão do país na rota
internacional de turismo sexual. A exemplo disso, tem-se o caso da publicidade
turística pública do Estado do Ceará que, no período de transição do século XX para
o século XXI ainda permitia a venda de cartões-postais com fotos de mulheres seminuas em paisagens naturais cearenses. Entretanto, após a operacionalização do
Plano Aquarela, elaborado pela Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR), em
2004, ouve uma tentativa de reorientação da imagem do país no exterior – estratégia
que incluía a retirada do estereótipo de ―país do sexo fácil‖, atribuído
internacionalmente. No entanto, ainda na contemporaneidade, a prática do turismo
sexual apresenta-se como uma das principais manifestações da questão social na
localidade. Nessa perspectiva, buscou-se compreender como a imagem da mulher é
representada no espaço discursivo contemporâneo e quais imaginários estão sendo
(re)(des)construídos. Nesta pesquisa o discurso é situado em um contexto sóciohistórico e somente pode ser compreendido se relacionado ao processo cultural,
socioeconômico e político nos quais o discurso acontece, embasado nas relações de
poder. Considera-se, assim, que imagens são entendidas como componentes de
uma ordem discursiva (FOUCAULT, 1986, 2004, 2008) e possuem um efeito prático.
Portanto, a metodologia optou por analisar as imagens de mulheres cearenses
divulgadas em quatro espaços discursivos comunicacionais. A pesquisa documental
se deu através de acervo digital ou banco de dados nos quais buscou-se pelas
seguintes categorias: ―mulher‖, ―turismo‖, ―turismo sexual‖ e ―turismo no Ceará‖.
Percebemos pela análise dos resultados que ainda está fortemente imbricado nas
imagens contemporâneas a manutenção de elementos machistas, sexistas e
racistas que corroboram com a reprodução cotidiana da discriminação e do
preconceito contra as mulheres.
Palavras-Chave: Gênero. Turismo. Imagem.
Abstract:
This dissertation research was to analyze the female images in the discursive space
"tourist Ceará". It is understood that, historically, tourism used the female body as a
tourism product, national identity symbol, racial, gender and sexuality. Women hyper
erotization stereotypes were assigned, which set up the production of a social
imaginar sexist and racist. The presence of images that sell the female body as a
tourist attraction recurred in various public discursive spaces and private, national
and international, a fact that encouraged the inclusion of the country in the
international route of sex tourism. As an example, there is the case of public tourist
advertising of Ceará that in the twentieth century transition to the twenty-first century
still allowed the sale of postcards with pictures of semi-naked women in Ceará
natural landscapes. However, after the operationalization of the Aquarela Plan,
prepared by the Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) in 2004, hears an attempt
to shift the image of the country abroad - strategy that included the removal of the
stereotype of "the country of easy sex," assigned internationally. However, even in
contemporary times, the practice of sex tourism presents itself as one of the main
manifestations of the social question in the locality. From this perspective, we sought
to understand how the image of women is represented in contemporary discursive
space and which are imaginary (re)constructed. In this research the discourse is
situated in a socio-historical context and can only be understood if related to cultural
process, in which socioeconomic and political discourse takes place, based on power
relations. It is considered, therefore, that images are seen as components of an order
discourse (FOUCAULT, 1986, 2004, 2008) and have a practical effect. Therefore, the
methodology chosen by analyzing the images of women cearenses disclosed in four
communicational discursive spaces. The documentary research was through digital
collection or database in which it sought into the following categories: "woman",
"tourism", "sex tourism" and "tourism in Ceará." We realize the analysis of the results
is still strongly interwoven in the contemporary images maintaining sexist, racist and
sexist elements that corroborate the daily reproduction of discrimination and
prejudice against women.
Key-words: Gender. Tourism. Image.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Cavalcante, Leilane Silva. Entre Iracema(s) e um paraíso: um estudo acerca das imagens femininas no espaço discursivo do "Ceará turístico". 2016. 117 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 21 de março de 2025
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