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Repositório Institucional - UECE
Título:
Duas escolas, dois padrões: a dualidade no ensino médio em Jaguaruana-Ceará

Autor(es):
Melo, Carla Gardenia Da Silva

Palavras Chaves:
Dualidade Educacional; Política Educacional; Ensino Médio; Ceará

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Este estudo propõe analisar a dualidade no ensino médio público no Estado do Ceará, tendo como lócus duas escolas públicas na cidade de Jaguaruana, sobretudo, a partir da adoção da política que incorpora a expansão e a diversificação na oferta deste nível de ensino, que passou a oferecer diferentes modelos de escola, tais como: Escola de Ensino Médio Regular, a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP), e mais recentemente, a Escola em Tempo Integral (EEMTI). Compreendemos que tal expansão deu-se pela incorporação das políticas nacionais, que passaram a expandir e financiar a educação profissional, bem como atender às orientações dos organismos multilaterais, que preconizam a adoção de princípios neoliberais na educação, com a intenção de acompanhar as mudanças produtivas. Neste intento, o objetivo geral da pesquisa é compreender a dualidade da política educacional presente no ensino médio público cearense, enquanto são oferecidos dois tipos de escola para a classe trabalhadora, nas modalidades regular e profissionalizante, buscando identificar os limites e possibilidades desses projetos educativos. A discussão teórica do estudo embasou-se no entendimento da dualidade educativa a partir da gênese da relação ontológica entre a educação e o trabalho, uma vez que a educação, como complexo social, por ser responsável por transmitir os conhecimentos acumulados historicamente, na sociedade capitalista, assume um caráter reprodutivista ao dispor do ensino propedêutico para a elite burguesa e do ensino profissionalizante para a classe trabalhadora. A abordagem metodológica empregada na pesquisa é do tipo qualitativa, fundamentada no Materialismo Histórico Dialético, em que o estudo utilizou-se de aporte documental, bibliográfico e de pesquisa campo, das quais os sujeitos da pesquisa são 85 estudantes matriculados no 2º ano do ensino médio, sendo 38 jovens do ensino profissionalizante e 47 do ensino regular, além dos gestores de ambas as instituições de ensino. Como instrumento para coleta de dados, utilizou-se do questionário-estruturado, das quais as análises dos dados foram obtidas por intermédio da Análise de Conteúdo. Para finalizar, concluímos que os projetos formativos investigados apresentam inúmeras distinções, produzindo a exclusão do jovem ao dispor de distintas oportunidades em seu processo formativo, sobretudo, mediante a seleção realizada pelas EEEPs, em que tal diversificação na oferta segrega os estudantes, uma vez que os públicos do ensino regular e profissionalizante se diferem significamente em seus modelos formativos.

Abstract:
This study aims to analyze the duality in public high school education in the state of Ceará, with a focus on two public schools in the city of Jaguaruana. This analysis is primarily based on the adoption of policies that incorporate expansion and diversification in the provision of this level of education. Consequently, there has been an introduction of various school models, including Regular High Schools, State Schools of Professional Education (EEEP), and more recently, Full-Time Integral Schools (EEMTI). We understand that this expansion occurred through the incorporation of national policies that began to expand and finance vocational education, as well as to comply with the guidelines of multilateral organizations that advocate for the adoption of neoliberal principles in education. This was done with the intention of keeping up with the changes in production. In this endeavor, the overall objective of the research is to understand the duality of the educational policy present in public high schools in Ceará, as two types of schools are offered to the working class, in regular and vocational modalities. The aim is to identify the limits and possibilities of these educational projects. The theoretical discussion of the study was based on the understanding of educational duality stemming from the genesis of the ontological relationship between education and labor. Education, as a social complex responsible for transmitting historically accumulated knowledge, assumes a reproductive character in capitalist society by providing propaedeutic education for the bourgeoisie elite and vocational education for the working class. The methodological approach employed in the research is qualitative, grounded in Historical Dialectical Materialism. The study utilized documentary, bibliographical, and field research methods, with the research subjects consisting of 85 students enrolled in the 2nd grade of High School. Among them, 38 were students from the professional education program, and 47 were from the regular education program, in addition to the administrators of both educational institutions. As an instrument for data collection, a structured questionnaire was used, and data analysis was conducted through Content Analysis. In conclusion, we find that the investigated formative projects exhibit numerous distinctions, leading to the exclusion of young individuals by providing them with different opportunities in their formative process. This is particularly evident through the selection conducted by State Schools of Professional Education (EEEPs), where such diversification in offerings segregates students, given that the student bodies of regular and vocational education significantly differ in their formative models.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Melo, Carla Gardenia Da Silva. Duas escolas, dois padrões: a dualidade no ensino médio em Jaguaruana-Ceará. 2023. 213 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Limoeiro do Norte, 2023. Disponível em: Acesso em: 16 de maio de 2024

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