Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Círculos de cultura e de leitura com o gênero literário cordel na Educação de Jovens e Adultos: dialogicidade, jogos de linguagem e formas de vida

Autor(es):
Lima, Glauber Pinheiro

Palavras Chaves:
cordel; círculo de cultura; círculo de leitura; EJA; forma de vida.

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
O que faz da poesia de cordel um instrumento capaz de estimular o hábito da leitura são as características que encantam crianças, jovens e adultos: a musicalidade das rimas, a temática, que geralmente remete à cultura nordestina, e as metáforas, que abrem caminhos para boas discussões que amenizam as desigualdades sociais e buscam pela justiça através das lutas dos movimentos do povo. O presente estudo tem como objetivo investigar como a literatura de cordel dialoga com as vivências e formas de vida de jovens e adultos, mediante suas experiências compartilhadas. As discussões teórico-metodológicas desta pesquisa serão conduzidas a partir do método Paulo Freire e pesquisa-intervenção proposta pela Pragmática Cultural, como vem sendo realizada por Claudiana Alencar, ao trabalhar conjuntamente os círculos de cultura com círculos de leitura e práticas de linguagem como formas de vida, articulando a pragmática do filósofo Wittgenstein com o pensamento decolonial do educador Paulo Freire. Para tanto, a geração de dados se fará mediante ações de oficinas de leituras de cordéis em círculos de cultura, promovendo dialogicidade e intervenções com educandos da EJA Ensino médio. As palavras sementes produzidas nas vivências como proposta por Alencar (2021), possibilita instigar diálogos entre as formas de vida dos jovens e adultos, percebendo o cordel como jogo de linguagem. A relevância deste estudo sustenta-se na necessidade de reintroduzir com os educandos a leitura desse tipo de gênero poético na sala de aula, promovendo reflexões críticas das temáticas dos textos cordelísticos. Pretende-se ainda propor o diálogo entre jovens e adultos mediante as palavras sementes marcantes da diversidade cultural presente na sociedade brasileira, por meio da linguagem/oralidade do cordel, visto que cada região tende a proclamar sua forma de vida, seus costumes, suas crenças em produções características de seu lugar.

Abstract:
What makes cordel poetry an instrument capable of stimulating the habit of reading are the characteristics that enchant children, young people and adults: the musicality of the rhymes, the theme, which generally refers to Northeastern culture, and the metaphors, which open the way for good discussions that mitigate social inequalities and seek justice through the struggles of people's movements. The present study aims to investigate how cordel literature dialogues with the experiences and ways of life of young people and adults, through their shared experiences. The theoretical-methodological discussions of this research will be conducted from the Paulo Freire method and intervention research proposed by Pragmática Cultural, as has been carried out by Claudiana Alencar, when working together culture circles with reading circles and language practices as ways of life, articulating the pragmatics of the philosopher Wittgenstein with the decolonial thinking of the educator Paulo Freire. To this end, data generation will be carried out through actions of string reading workshops in culture circles, promoting dialogicity and interventions with EJA high school students. The seed words produced in the experiences, as proposed by Alencar (2021), make it possible to instigate dialogues between the ways of life of young people and adults, perceiving the cordel as a language game. The relevance of this study is based on the need to reintroduce the reading of this type of poetic genre in the classroom with students, promoting critical reflections on the themes of cordelistic texts. It is also intended to propose a dialogue between young people and adults through the seed words that mark the cultural diversity present in Brazilian society, through the language/orality of the cordel, since each region tends to proclaim its way of life, its customs, its beliefs in productions characteristic of their place.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Lima, Glauber Pinheiro. Círculos de cultura e de leitura com o gênero literário cordel na Educação de Jovens e Adultos: dialogicidade, jogos de linguagem e formas de vida. 2023. 141 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Limoeiro do Norte, 2023. Disponível em: Acesso em: 16 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1