Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A disciplina de Libras no curso de Matemática do Parfor/Uva: os desafios vivenciados

Autor(es):
Simplicio, Antonia Karina Mota

Palavras Chaves:
Libras; Formação de Professores; Parfor

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Esta pesquisa, intitulada “A disciplina de Libras no curso de Matemática do Parfor/Uva: Os desafios vivenciados” na Linha de Pesquisa: Educação, Escola, Ensino e Formação, do Curso de Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação – MAIE, da Universidade Estadual do Ceará – UECE, foi realizada no Curso de Matemática do Parfor, da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, em Sobral, Ceará. O objetivo consistiu em analisar os desafios vivenciados durante a disciplina de Libras do Curso de Matemática no Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), na visão da autora, professora da disciplina, e dos egressos do Parfor, alunos do curso de Matemática. A metodologia utilizada para a efetivação deste estudo foi a abordagem qualitativa e naturalístico-construtiva, tendo como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada. Vale ressaltar que as entrevistas foram realizadas via Google Meet, devido ao fato dos quatro egressos do curso de Matemática serem de municípios distintos. Os procedimentos adotados para a explicitação e o entendimento do objeto de estudo compreenderam a revisão bibliográfica, análise de documentos e entrevistas com os interlocutores selecionados. No referencial teórico contamos com a contribuição de Arroyo (2000), Nóvoa (2009), Ribeiro (2010), Libâneo (1998), Botelho (2002), Quadros (1997), Mantoan (2006) e Sassaki (1997), além de pesquisas recentes sobre a inclusão da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores, em especial o Parfor. A partir das categorias detectadas, foi possível delinear as questões relacionadas aos dados coletados de onde emergiram as categorias intermediárias. Segundo as respostas obtidas, é viável afirmar que os egressos participantes desta pesquisa estão inseguros quanto a ter um aluno surdo, mesmo tendo cursado a disciplina de Libras. Quanto aos saberes adquiridos durante a disciplina, verificou-se que os professores apontam que a carga horária e a sua ordem na grade curricular do Parfor deveriam passar por reformulações. Enfim, o Parfor, como política pública educacional, precisa de uma reestruturação e, consequentemente, a disciplina de Libras. Portanto, considera-se que a Libras na formação de professores tem participação fundamental na formação de professores e traz um embasamento para a inclusão do surdo na escola e na sociedade. Palavras-Chave: Libras. Formação de professores. Parfor.

Abstract:
This research, entitled “The subject of Libras in the Mathematics Course at Parfor/UVA: The challenges experienced” in the Line of Research: Education, School, Teaching and Training, of the Intercampi Academic Master’s Degree in Education and Teaching – MAIE Course, at the Ceará State University – UECE, was carried out at the Parfor Mathematics Course, at the Acaraú Valley State University – UVA, in Sobral, Ceará. The objective was to analyze the challenges experienced during the Libras (Brazilian Sign Language) discipline of the Mathematics Course in the National Teacher Training Plan (PARFOR), at the Acaraú Valley State University – UVA, in the view of the author, professor of the discipline, and the graduates from Parfor, students of the Mathematics Course. The methodology used to carry out this study was a qualitative and naturalistic-constructive approach, using the semi- structured interview as a research instrument. It is noteworthy that the interviews were conducted by Google Meet, due to the fact that the four graduates of the Mathematics course were from different counties. The procedures adopted for explaining and understanding the object of study included a bibliographic review, document analysis and interviews with the selected interlocutors. In the theoretical framework we have the contribution of Arroyo (2000), Nóvoa (2009), Ribeiro (2010), Libâneo (1998), Botelho (2002), Quadros (1997), Mantoan (2006) and Sassaki (1997), in addition to recent research on the inclusion of Libras in teacher training courses, especially Parfor. From the identified categories, it was possible to outline the questions related to the collected data from which the intermediate categories emerged. According to the responses received, it is possible to state that the graduates participating in this research are insecure about having a deaf student, even though they have studied Libras. As for the knowledge acquired during the course, it was found that the teachers point out that the workload and its order in the curricular series of Parfor should undergo reformulations. Ultimately, Parfor, as a public educational policy, needs security and, consequently, the discipline of Libras. Therefore, it is considered that Libras in teacher training plays a fundamental role in teacher training and provides a foundation for the inclusion of deaf people in school and society. Keywords: Libras. Teacher training. Parfor.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Simplicio, Antonia Karina Mota. A disciplina de Libras no curso de Matemática do Parfor/Uva: os desafios vivenciados. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 16 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1