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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Educação ambiental no contexto dos centros de educação infantil: relação entre a formação ambiental institucional da coordenação e sua atuação junto à comunidade escolar.

Autor(es):
Irineu, Joana Diogenes Saldanha

Palavras Chaves:
Coordenação Pedagógica; Criança; Educação ambiental; Formação docente.

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
A biodiversidade planetária está convivendo com o desequilíbrio no clima, provocado devido à exploração predatória dos recursos naturais pela humanidade, atendendo a um projeto civilizatório que busca promover o afastamento entre ela e a Terra, alimentando a uma lógica capitalista de poder, em que a natureza deve ser dominada pelos homens e mulheres. Tais ações causam impactos econômicos, sociais, ambientais e climáticos que se agravam a cada dia. Logo, para que a situação não atinja níveis impróprios para a vida, é preciso que a trajetória comece a ser percorrida pelos humanos no sentido oposto ao atual, tendo como perspectiva realizar uma reaproximação entre as pessoas e o planeta. Então, é possível que a escola, especialmente a de educação infantil, possa colaborar com a formação de indivíduos capazes de estabelecerem novas formas de convivência com o meio ambiente, para tanto, é necessário que a educação ambiental esteja presente nos projetos pedagógicos. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa de natureza social com abordagem qualitativa com as coordenadoras pedagógicas de sete CEIs da rede de ensino público municipal de Fortaleza, por considerar essa profissional como articuladora do processo pedagógico. Teve como objetivo geral identificar a relação existente entre a formação ambiental institucional da coordenação pedagógica de CEI e a sua atuação junto à comunidade escolar, evidenciada através do desenvolvimento de projetos pedagógicos com abordagem dessa temática no contexto das instituições. O estudo foi dividido em duas etapas, na primeira foram levantados dados sobre a atuação e a formação ambiental da coordenação, e a segunda etapa consistiu em uma ação formativa sobre educação ambiental realizada pela pesquisadora com as coordenadoras pedagógicas, distribuída em quatro círculos formativos. Durante essa etapa, também foram feitas observações sobre as áreas externas às salas de referência das crianças. Como resultado, foi constatada a existência de uma estreita relação entre a atuação da coordenadora pedagógica junto à comunidade escolar no desenvolvimento de projetos pedagógicos ambientais e a sua formação institucional, tendo em vista que, após a participação delas nos círculos formativos, foi verificado que em 71,43% dos CEIs ocorreram mudanças nas áreas externas, como plantio de árvores, jardins e hortas; foi averiguado que em todos os CEIs houve avanços no que se refere a serem possibilitadas às crianças experiências nas áreas externas, favorecendo a aproximação delas com o meio ambiente. Assim, considera-se que a formação continuada em educação ambiental deve ser pensada como política pública.

Abstract:
Planetary biodiversity is coexisting with the imbalance in the climate, caused due to the predatory exploitation of natural resources by humanity, serving a civilizing project that seeks to promote the distance between it and the Earth, feeding a capitalist logic of power, in which nature must be dominated by both men and women. Such actions cause economic, social, environmental and climate impacts that get worse every day. Therefore, in order for the situation not to reach unsuitable levels for life, it is necessary that the trajectory begins to be followed by humans in the opposite direction to the current one, with the perspective of achieving a rapprochement between people and the planet. So, it is possible that the school, especially the kindergarten, can collaborate with the formation of individuals capable of establishing new forms of coexistence with the environment, therefore, it is necessary that environmental education be present in the pedagogical projects. In this sense, a research of a social nature with a qualitative approach was carried out with the pedagogical coordinators of seven children's schools in the municipal public education network of Fortaleza, considering this professional as an articulator of the pedagogical process. Its general objective was to identify the existing relationship between the institutional environmental training of the coordination of a kindergarten and its performance with the school community, evidenced through the development of pedagogical projects with an approach to this theme in the context of the institutions. The study was divided into two stages, in the first one, data were collected on the performance and environmental training of the coordination, and the second stage consisted of a training action on environmental education carried out by the researcher with the pedagogical coordinators, distributed in four training circles. During this stage, observations were also made about the areas outside the children's reference rooms. As a result, the existence of a close relationship between the performance of the pedagogical coordinator with the school community in the development of environmental pedagogical projects and their institutional training was verified, considering that, after their participation in the training circles, it was verified that in 71.43% of kindergartens made changes in external areas, such as planting trees, gardens and kitchen gardens; it was verified that in all nursery schools there were advances in terms of allowing children to experience outdoors, favoring their approximation with the environment. Thus, it is considered that continuing education in environmental education should be considered as a public policy.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Irineu, Joana Diogenes Saldanha. Educação ambiental no contexto dos centros de educação infantil: relação entre a formação ambiental institucional da coordenação e sua atuação junto à comunidade escolar.. 2023. 154 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

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