Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Juventude,escola e ensino médio:os desafios a partir da visão discente da escola pública do município de Russas/CE

Autor(es):
Matos, Erica Goncalves De

Palavras Chaves:
escola;juventude;ensino medio; desafios

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo compreender os desafios a partir da visão discente da Escola Pública do município de Russas - Ceará, a fim de analisar suas percepções sobre a escola, bem como a importância desse espaço em suas trajetórias. O estudo foi realizado em uma Escola Pública Estadual, que está localizada no referido município. Para tanto, a pesquisa fundamenta-se em diversos autores, incluindo Gaddotti (2010), Arroyo (2014), Cordeiro (2009), Paulo Freire (1996), Dayrell (2003, 2007), Leão (2011), Carrano (2003), Saviani (1999), entre outros teóricos. Serão abordadas discussões relacionando juventude e escola, visando analisar os principais desafios mencionados pelos jovens e como a escola pode desempenhar um papel transformador em suas expectativas de vida, buscando caminhos para a formação plena da cidadania. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa foi conduzida com uma abordagem qualitativa, utilizando-se de um levantamento teórico-bibliográfico e uma pesquisa de campo. A investigação se baseia em documentos oficiais elaborados pelo Ministério da Educação, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Base Nacional Comum Curricular. As técnicas utilizadas para a coleta de dados foram a aplicação de questionários e a formação de um Grupo Focal com jovens das três turmas do ensino médio. Através das falas dos jovens, percebemos a importância da interação dentro do ambiente escolar para o processo de aprendizagem e ampliação de conhecimentos, destacando seus anseios, reconhecendo a escola como um lugar que pode proporcionar acolhimento, humanização, assim como um instrumento para a realização de seus projetos de vida. Os jovens ressaltam ainda o desejo de que a escola seja um lugar que vá para além do espaço de transmissão de conteúdos e que os ajudem no processo de construção de identidade, de respeito com a diversidade e na edificação dos valores humanos. Reforçamos a necessidade de uma escola que, em seu cotidiano, busque incentivar e desenvolver novos caminhos para que os jovens possam realmente encontrar o que esperam dela.

Abstract:
This study aims to understand the main challenges faced by young students in a local public high school in the municipality of Russas (State of Ceará, Brazil) in order to analyze their perceptions of the school, and the importance of this space in their trajectories. The study was conducted at a local public high school and was based on several authors, including Gaddotti (2010), Arroyo (2014), Cordeiro (2009), Paulo Freire (1996), Dayrell (2003, 2007), Leão (2011), Carrano (2003), Saviani (1999), and other theorists. Discussions related to youth and school were addressed with the aim of analyzing the main challenges mentioned by these teens and how their school can play a transformative role in their life expectations, looking for ways towards the formation of their citizenship. For that reason, the methodological approach is qualitative, utilizing both theoretical and bibliographic survey, as well as field research. The investigation was based on official documents elaborated by the Ministry of Education, such as the National Curriculum Parameters, the Law of Guidelines and Bases of National Education, and the National Common Curricular Base. The techniques used for data collection were the application of questionnaires and the formation of a Focus Group with young people from the three different grades of the high school. Through the statements of these teens, we can perceive the importance of interaction within the high school environment for both learning and knowledge expansion. Additionally, these statements highlight their fears and recognize that the high school is a place that may offer receptivity, humanization, and the accomplishment of these teens’ life projects. Moreover, the students emphasize their desire towards a high school that becomes a place beyond a space of transmission of ideas and that help them to construct identity, respect to diversity, and construction of human values. We reiterate the need of a school that, in its daily practice, seeks to encourage and develop new paths so that young people can actually find what they expect from it.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Matos, Erica Goncalves De. Juventude,escola e ensino médio:os desafios a partir da visão discente da escola pública do município de Russas/CE. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Limoeiro do Norte, 2023. Disponível em: Acesso em: 16 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1