Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Educação ambiental na educação infantil em tempos de mudanças climáticas: a experiência no CEI professora Terezinha Ferreira Parente

Autor(es):
Silva, Aurilene Barbosa Da

Palavras Chaves:
Educação ambiental; Mudanças Climáticas; Educação Infantil.

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Este trabalho, objetivou a construção de metodologias positivas, por meio da educação ambiental, para o desenvolvimento de ações educativas sobre questões ambientais, com destaque para as mudanças climáticas, em um Centro de Educação Infantil (CEI), no município de Fortaleza, no Ceará. A pesquisa permeia discussões teóricas e práticas, que versam sobre a abordagem da Climatologia nos componentes curriculares na educação infantil. O estudo, ainda, trouxe contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCNs), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Documento Curricular de Referência do Ceará (DCRC) e da Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza (PCPEIF), direcionadas ao ensino de meio ambiente na educação infantil. Nesta pesquisa, foi realizada uma investigação através de observação da pesquisadora ante ações práticas que compõem o objeto de estudo, sendo elas: oficina de produção de tintas naturais para estamparia; plantio e cuidados com horta escolar sustentável; oficina de confecção de bonecos com potes, garrafas de plásticos e tampinhas reciclados; encontro pedagógico 2022 com o tema: educação e sustentabilidade: a escola na promoção dos objetivos do desenvolvimento sustentável e aula de campo na Floresta do Curió. Tais intervenções foram realizadas através de uma metodologia da pesquisa que se constituiu como um estudo de caso de caráter exploratório, descritivo e com método qualitativo, desenvolvidas por meio de investigações de campo e pesquisas aplicadas, adaptando, recriando e envolvendo educando/a e a família em projetos que beneficiam o equilíbrio ambiental a partir da conscientização desses atores, acerca das mudanças climáticas. Por fim, conclui-se que, mesmo que a discussão sobre as Mudanças Climáticas seja incipiente no contexto escolar da educação infantil, quando tais assuntos são inseridos nesta etapa formativa, há êxito, haja vista o sucesso percebido nas ações práticas decorrentes deste estudo.

Abstract:
This work aimed to build positive methodologies, through environmental education, for the development of educational actions on environmental issues, with emphasis on climate change, in an Early Childhood Education Center (CEI), in the city of Fortaleza, Ceará . The research permeates theoretical and practical discussions, which deal with the approach of Climatology in the curricular components of early childhood education. The study also brought contributions from the National Curriculum Parameters for Elementary Education (PCNs), the National Common Curricular Base (BNCC), the Curricular Reference Document of Ceará (DCRC) and the Curriculum Proposal for Early Childhood Education of the Municipal Network of Teaching in Fortaleza (PCPEIF), aimed at teaching the environment in early childhood education. In this research, an investigation was carried out through observation of the researcher before practical actions that make up the object of study, namely: workshop for the production of natural inks for stamping; planting and care for a sustainable school garden; workshop for making dolls with recycled pots, plastic bottles and bottle caps; Pedagogical meeting 2022 with the theme: education and sustainability: the school in promoting the objectives of sustainable development and field class in Floresta do Curió. Such interventions were carried out through a research methodology that constituted an exploratory, descriptive case study with a qualitative method, developed through field investigations and applied research, adapting, recreating and involving the student and family in projects that benefit the environmental balance from the awareness of these actors about climate change. Finally, it is concluded that, even if the discussion on Climate Change is incipient in the school context of early childhood education, when such subjects are included in this formative stage, there is success, given the perceived success in the practical actions resulting from this study.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Silva, Aurilene Barbosa Da. Educação ambiental na educação infantil em tempos de mudanças climáticas: a experiência no CEI professora Terezinha Ferreira Parente. 2023. 92 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1