Poemas de Elvira Sastre no ensino de espanhol como língua estrangeira
Autor(es):
Crisostomo, Ines Caroline Santos
Palavras Chaves:
texto literário; poemas; Elvira Sastre; espanhol como língua estrangeira.
Ano de Publicação:
2023
Resumo:
Este estudo teve como objetivo geral auxiliar professores na utilização e na preparação de atividades com o texto literário. Para isso, foram escolhidos quatro poemas da autora Elvira Sastre, que serviram de base para a criação de atividades, organizadas em etapas de pré-leitura, leitura e pós-leitura. A pesquisa teve como base teórica as contribuições de Aragão (2006), Fillola (2004; 2007), Acquaroni (2007), García (2007) e outros estudiosos. No que diz respeito ao tipo da pesquisa, ela é classificada como propositiva, já que busca não apenas investigar um determinado tema ou problema, mas também propor soluções, alternativas ou melhorias para a questão abordada. Quanto à sua abordagem, ela se classifica como qualitativa, já que os dados, os resultados e as reflexões aconteceram durante a pesquisa e a análise, não apresentando, assim, estatísticas como foco. Após a investigação, conclui-se que a poesia, assim como os textos literários de modo geral, deve ser vista como uma ferramenta poderosa para ensinar e aprender a língua espanhola, já que, além de uma forma de arte e expressão cultural, ela também pode ajudar aos alunos a desenvolver suas habilidades de leitura, escrita, compreensão auditiva e produção oral.
Abstract:
This study had the general objective of helping teachers in the use and preparation of activities with the literary text. For this, four poems by the author Elvira Sastre were chosen, which served as the basis for the creation of activities, organized into pre-reading, reading and post-reading stages. The research was theoretically based on the contributions of Aragão (2006), Fillola (2004; 2007), Acquaroni (2007), García (2007) and other scholars. With regard to the type of research, it is classified as propositional, as it seeks not only to investigate a particular topic or problem, but also to propose solutions, alternatives or improvements to the issue addressed. As for its approach, it is classified as qualitative, since the data, results and reflections took place during the research and analysis, thus not presenting statistics as a focus. After the investigation, it is concluded that poetry, as well as literary texts in general, should be seen as a powerful tool for teaching and learning the Spanish language, since, in addition to being a form of art and cultural expression, it also can help students develop their reading, writing, listening and speaking skills.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Crisostomo, Ines Caroline Santos. Poemas de Elvira Sastre no ensino de espanhol como língua estrangeira. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2023) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 2 de dezembro de 2023
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1