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Repositório Institucional - UECE
Título:
Gestão escolar democrática: uma ideologia a serviço da crise estrutural do capital

Autor(es):
Sidou, Adriana Mota De Oliveira

Palavras Chaves:
Ideologia; Gestão; Educação

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Tomando o método marxista no plano histórico-ontológico como referencial teórico, investigou-se a gestão da escola pública no Brasil, norteada pela seguinte problemática: a gestão democrática como forma de organização do sistema educacional estaria cumprindo uma função ideológica? Partiu-se da hipótese de que a organização do sistema de ensino sobre a premissa da gestão democrática seria uma maneira de convencer pessoas de que os problemas para os baixos índices alcançados pelas escolas não deveriam ser procurados na economia, e sim na gestão de cada escola, já que estas, organizadas de forma democrática, estariam sendo geridas por cada comunidade especificamente, cabendo a si mesmas a criação de estratégias de todos os seus problemas. Imbuídos desse questionamento, investigou-se os parâmetros socioeconômicos do período em referência. Trata-se de uma crise de caráter estrutural, que assola de maneira contundente o conjunto da humanidade e que chega a todos os complexos sociais. Os sistemas educativos dos países periféricos, como o Brasil, passam a receber diretamente a intervenção de organismos internacionais que, entre outras premissas, sugerem a descentralização de ações e o monitoramento dos resultados. Seguiu-se a investigação debulhando as questões de fundamentos, materializado na análise de quatro categorias: trabalho, Estado, ideologia e educação, além da investigação dos principais movimentos políticos, bem como suas necessidades ideológicas e intelectuais. Nessa trajetória, dialogou-se com a mudança teórico-filosófica do termo “administração escolar” para “gestão escolar”, bem como a implementação da organização do sistema educativo democrático e participativo que, de alguma maneira, chegaram na ideologia da gestão democrática. A gestão democrática como uma ideologia foi devidamente identificada em diferentes instrumentos, alguns dos quais transcritos na tese como forma de materialização da referida ideia como ideologia. Tomando o caminho de volta, realizou-se a investigação do objeto ideológico através da análise de duas obras. Conclui-se a investigação confirmando a hipótese levantada: de que a consolidação da gestão democrática tem cumprido a função social de uma ideologia, no sentido de responsabilizar a gestão e a comunidade de cada escola pelos resultados alcançados nos diferentes instrumentos de avaliação.

Abstract:
Public school management in Brazil was studied based on the Marxist method at the historical-ontological level as a theoretical framework. The following question drove us: would democratic management as a form of organization of the educational system be fulfilling an ideological position? The assumed hypothesis is that the organization of the education system based on the premise of democratic management would be a way of convincing people that the problems for the low rates achieved by schools should not be sought in the economical sphere, but in the management complex of each school. The justification for this is that, since they are democratically organized, each specific community would be capable of managing themselves and creating strategies to solve their own problems. Guided by this assumption, an investigation on the socioeconomic parameters of the period was conducted. Humanity and all social complexes have been stricken by a structural crisis. The educational systems of peripheral countries, such as Brazil, began to receive direct intervention of international organizations that, among other things, suggest the decentralization of actions and the monitoring of results. The following steps of investigation treaded out fundamental issues, dealing with the analysis of four categories: labor, State, ideology and education, in addition to the investigation of the main political movements, as well as their ideological and intellectual needs. In order to do that, a comparison between the theoretical-philosophical change of the term “school administration” to “school management” was established. The implementation of the organization of the democratic and participatory educational system that, somehow, achieved the ideology of democratic management was also taken into consideration. Democratic management as an ideology was properly identified in different instruments, some of which were transcribed in the dissertation as a way of materializing the referred idea as ideology. In our way back, the investigation of the ideological object was carried out through the analysis of two theoretical references. The investigation confirms the raised hypothesis: the consolidation of democratic management has fulfilled the social function of an ideology in the sense of making management and community of each school responsible for the results achieved in the different evaluation instruments.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Sidou, Adriana Mota De Oliveira. Gestão escolar democrática: uma ideologia a serviço da crise estrutural do capital. 2023. 184 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

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