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Repositório Institucional - UECE
Título:
Educação, ideologia e agronegócio: uma análise do Programa Agrinho em Quixeré/CE

Autor(es):
Lima, Maria Tamires Teotonio

Palavras Chaves:
Educação; Agronegócio; Programa Agrinho

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
A educação tem se tornado cada vez mais alvo dos interesses da sociedade capitalista que visa o processo educativo como instrumento necessário para atingir seus objetivos, principalmente no que diz respeito à disseminação de ideologias dominantes no espaço escolar por meio de programas educacionais de caráter social e ambiental. Nesse contexto, no âmbito desses programas implementados nas escolas públicas, nossa investigação recai especificamente sobre o Programa Agrinho, tendo como foco a sua atuação nas escolas públicas rurais do Ceará, no município de Quixeré. Deve-se considerar que há ideologias intrinsecamente interligadas a esse tipo de programa, financiado por entidades privadas e que pode estar diretamente ligado a inserção e manutenção de ideologias sobre o agronegócio nas escolas. Dessa forma, defende-se que este e outros programas podem tornar-se mecanismos de inserção de determinadas ideologias sobre o agronegócio no ambiente escolar, promovidas e materializadas pelas classes dominantes. Diante disso, nos questionamos como o agronegócio adentra na educação básica em Quixeré e como o Programa Agrinho contribui para a inserção e disseminação da ideologia do agronegócio. Além disso, nos perguntamos os reais interesses deste programa em Quixeré, enquanto município que vivencia a questão agrária e os impactos causados por este modelo de produção. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo geral analisar a inserção do agronegócio na educação básica a partir do Programa Agrinho no munícipio de Quixeré. Já como objetivos específicos procuramos: compreender como o agronegócio adentra na educação básica, destacando seus principais fundamentos e processos; apresentar um panorama do Programa Agrinho, a partir de seu contexto histórico e sua relação com o agronegócio; averiguar as percepções e práticas docentes relacionadas ao Programa Agrinho em Quixeré. Para tanto, recorreu-se a seguinte metodologia: i) levantamento bibliográfico a respeito da temática; ii) realização de trabalho de campo no território de Quixeré, enquanto lócus da pesquisa; iii) levantamento documental na busca de materiais relacionados ao Programa Agrinho; iv) aplicação e análise de entrevistas semiestruturadas com gestoras e professoras. Com a realização deste trabalho, notou-se que apesar do agronegócio não ser central na execução do Agrinho em Quixeré, ele permeia a trajetória do programa através das formações, culminâncias e parcerias com a participação de algumas empresas locais do ramo da fruticultura irrigada, estabelecendo uma estreita relação e vinculação desse modelo de produção com o referido programa. Em razão disso, é notório que o Agrinho pode ser desenvolvido de diversas formas na Educação Básica, segundo as finalidades almejadas pelas escolas participantes na formação dos(as) estudantes.

Abstract:
La educación se ha convertido cada vez más en el blanco de los intereses de la sociedad capitalista, que ve en el proceso educativo un instrumento necesario para lograr sus objetivos, especialmente en lo que se refiere a la difusión de las ideologías dominantes en el espacio escolar a través de programas educativos de carácter social y ambiental. . En ese contexto, en el ámbito de estos programas implementados en las escuelas públicas, nuestra investigación recae específicamente en el Programa Agrinho, centrándose en su desempeño en las escuelas públicas rurales de Ceará, en el municipio de Quixeré. Se debe considerar que existen ideologías intrínsecamente entrelazadas con este tipo de programas, financiados por entidades privadas y que pueden estar directamente vinculados a la inserción y mantenimiento de ideologías sobre el agronegocio en las escuelas. Así, se argumenta que este y otros programas pueden convertirse en mecanismos de inserción de ciertas ideologías sobre el agronegocio en el ámbito escolar, promovidas y materializadas por las clases dominantes. Frente a eso, cuestionamos cómo el agronegocio ingresa a la educación básica en Quixeré y cómo el Programa Agrinho contribuye a la inserción y difusión de la ideología del agronegocio. Además, nos preguntamos cuáles son los intereses reales de este programa en Quixeré, como municipio que vive la cuestión agraria y los impactos que genera este modelo productivo. En esa perspectiva, este trabajo tiene como objetivo general analizar la inserción de la agroindustria en la educación básica del Programa Agrinho en el municipio de Quixeré. Como objetivos específicos, buscamos: comprender cómo los agronegocios ingresan a la educación básica, destacando sus principales fundamentos y procesos; presentar un panorama del Programa Agrinho, a partir de su contexto histórico y su relación con el agronegocio; investigar percepciones y prácticas docentes relacionadas con el Programa Agrinho en Quixeré. Para ello se utilizó la siguiente metodología: i) levantamiento bibliográfico sobre el tema; ii) realizar trabajo de campo en el territorio de Quixeré, como locus de investigación; iii) levantamiento documental en la búsqueda de materiales relacionados con el Programa Agrinho; iv) aplicación y análisis de entrevistas semiestructuradas a directivos y docentes. Con la realización de este trabajo, se percibió que a pesar de que la agroindustria no sea central en la ejecución del Agrinho en Quixeré, permea la trayectoria del programa a través de formaciones, culminaciones y alianzas con la participación de algunas empresas locales del ramo. de la fruticultura de regadío, estableciéndose una estrecha relación y conexión entre este modelo productivo y el mencionado programa. Como resultado, es claro que Agrinho puede desarrollarse de diferentes maneras en la Educación Básica, de acuerdo con los propósitos perseguidos por las escuelas participantes en la formación de los estudiantes.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Lima, Maria Tamires Teotonio. Educação, ideologia e agronegócio: uma análise do Programa Agrinho em Quixeré/CE. 2023. 146 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Limoeiro do Norte, 2023. Disponível em: Acesso em: 16 de maio de 2024

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