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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
(Des)jogando o jogo: desenvolvimento da profissionalidade docente e atos de currículo na formação continuada de professores de Educação Física

Autor(es):
NASCIMENTO, KESSIANE FERNANDES

Palavras Chaves:
atos de currículo; profissionalidade docente; formação continuada; Educação Física escolar

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Esta investigação trata de uma formação continuada constituída por professores atuantes no componente curricular Educação Física na Educação Básica. O objetivo foi analisar a relação entre o desenvolvimento da profissionalidade de professores de Educação Física da rede pública municipal de ensino de Fortaleza-CE e os atos de currículo por eles efetivados, subsidiados por uma formação continuada com foco na promoção da autoria docente. Para isso, realizou-se uma pesquisa-ação de cunho crítico e colaborativo, sob uma abordagem qualitativa, de fevereiro a julho de 2022 com oito professores de Educação Física atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa ocorreu em etapas, tendo sido a primeira, a fase exploratória, consolidada pelo envio de um questionário virtual. Na sequência ocorreram 15 encontros virtuais com frequência semanal distribuídos em: um encontro de planejamento do processo formativo, 10 encontros de intervenção temáticos mediados por professores convidados, três encontros em que os participantes apresentaram suas proposições curriculares com as devidas justificativas para suas decisões sobre a seleção e organização dos conhecimentos e um encontro para avaliação do processo formativo. Após os encontros coletivos foi realizada uma entrevista individual com cada participante. Os dados coletados foram apresentados por meio de tabelas, quadros, gráficos e exposição de excertos das falas dos participantes, que foram tratadas pela análise de conteúdo proposta por Bardin (2021). Os resultados indicaram uma centralização das decisões curriculares nos professores que, mesmo tendo a compreensão da importância da participação de outros atores sociais, encontravam barreiras para a efetivação de construções curriculares mais participativas. Os professores se reportam aos documentos curriculares, não como determinantes de seu trabalho, mas como direitos de aprendizagem dos alunos que precisam ser respeitados e garantidos. Não há sobredeterminação desses documentos com relação ao trabalho que realizam na escola. Mesmo antes das intervenções desta demanda acadêmica stricto sensu, suas bagagens de conhecimentos e experiências profissionais serviam como filtro para a análise das proposições oficiais. Ficou evidente também que a participação na pesquisa possibilitou a realização de uma análise mais consciente dos documentos acerca das contribuições, possibilidades de adaptações, de complementações, bem como o reconhecimento e a valorização de elementos que agregaram para a realização de um trabalho mais condizente com os aspectos pontuados pelos participantes como sendo de sua responsabilidade como professores de Educação Física na escola. Conclui-se que uma formação continuada com foco na promoção da autoria docente favoreceu o desenvolvimento da profissionalidade e, consequentemente, dos currículos escolares em uma perspectiva mais crítica, participativa e contextualizada.

Abstract:
This investigation concerns continuing education built with teachers working on the Physical Education curriculum component in Basic Education. The objective was to analyze the relationship between the professional development of Physical Education teachers from the municipal public teaching network of Fortaleza-CE and the curriculum acts they made effective, subsidized by continuing education focused on promoting teacher authorship. For such, a critical and collaborative action research was carried out under a qualitative approach between the months of February and July 2022 with eight Physical Education teachers working in the final years of Elementary School. The research took place in stages, the first being the exploratory phase, consolidated by sending a virtual questionnaire. Then, 15 weekly virtual meetings took place, divided into: a training process planning meeting, 10 thematic intervention meetings mediated by invited professors, three meetings in which participants presented their curricular propositions with due justifications for their decisions regarding the selection and organization of knowledge, and a meeting to evaluate the training process. After the collective meetings, an individual interview was conducted with each participant. The collected data were presented through tables, charts, graphs and exposition of excerpts from the participants' speeches, which were treated by the content analysis proposed by Bardin (2021). The results indicated a centralization of curricular decisions on teachers who, despite having an understanding of the importance of the participation of other social actors, found barriers to the implementation of more participatory curricular constructions. Teachers refer to curriculum documents, not as determinants of their work, but as students' learning rights that need to be respected and guaranteed. There is no overdetermination of these documents in relation to the work teachers do at school. Even before this research’s interventions, their baggage of knowledge and professional expertise served as a filter for the analysis of official propositions. It was also evident that the participation in this research made it possible to carry out a more conscious analysis of the documents in regards to the contributions, possibilities of adaptations, complements, as well as recognition and appreciation of elements that added to the accomplishment of work that is more consistent with the punctuated aspects by the participants as being their responsibility as Physical Education teachers at school. Finally, it is concluded that continuing education focused on promoting teacher authorship favored the development of professionalism and, consequently, of school curricula in a more critical, participatory and contextualized perspective.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
NASCIMENTO, KESSIANE FERNANDES. (Des)jogando o jogo: desenvolvimento da profissionalidade docente e atos de currículo na formação continuada de professores de Educação Física. 2023. 315 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

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