Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Diagnóstico, cenários e mitigações de emissões de co2 pela substituição de veículos automotores por veículos movidos a hidrogênio verde no município de Fortaleza.

Autor(es):
SANTOS, MARCOS ANTÔNIO GONDIM

Palavras Chaves:
Gases de Efeito Estufa; Fontes Renováveis; Hidrogênio Verde; Avaliação do Ciclo de Vida

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
A preocupação com o meio ambiente e com as mudanças climáticas se tornaram temas muito discutidos globalmente, consequência do aumento exponencial da produção de energia conjugado com o interesse em mitigar as emissões de CO2. O hidrogênio, frequentemente apontado como o combustível do futuro, tem alto poder calorífico, quase três vezes superior ao do diesel, da gasolina e do gás natural, quando transformado em energia não emite gases de efeito estufa (GEE), tem despertado cada vez mais interesse do mercado externo. O hidogênio verde (H2V) obtido por meio da eletrólise da água alimentada por fontes renováveis como solar, eólica e biomassa mitigará as emissões de CO2, no entanto a produção em larga escala de H2V ainda é um desafio, pois requer investimentos significativos em infraestrutura e tecnologia. O estado do Ceará, já conta com a usina piloto de H2V denominada de Pecém H2V, localizada no município de São Gonçalo do Amarante, essa usina-piloto poderá exportar para companhias energéticas europeias, gerar combustível veicular ou abastecer empresas industriais. O setor de transporte, com ênfase o subsetor de transporte rodoviário, é um dos principais contribuintes para o aumento dos gases de efeito estufa (GEE) no município de Fortaleza, segundo o 40 inventário de emissões de GEE, o subsetor de transporte rodoviário foi o maior responsável, contribuindo com 59 % das emissões totais de CO2 no município. Neste trabalho foi calculado as emissões totais em tCO2eq pela a avaliação do ciclo de vida (ACV) do veículo na fase do uso na cidade de Fortaleza, foram usadas regressão linear simples e multipla na modelagem de vários cenários, para prever o impacto das emissões total de CO2 liberada pelo o uso dos combustíveis gasolina C, etanol anidro e diesel com o aumento da frota de veículos convencionais em Fortaleza e também foi previsto a redução das emissões totais com a substituição dos veículos movidos a motor de combustão pelos veículos elétricos movidos a hidrogênio verde (FCEVs) no município de Fortaleza para os anos de 2030,2050 e 2100 em comparação com o ano de 2019 (período pré-pandêmico).

Abstract:
Concern for the environment and climate change have become hot topics globally, a consequence of the exponential increase in energy production combined with the interest in mitigating CO2 emissions. Hydrogen, frequently pointed out as the fuel of the future, has a high calorific power, almost three times higher than diesel, gasoline and natural gas, when transformed into energy it does not emit greenhouse gases (GHG), and has been attracting more and more interest from the external market. Green hydrogen (GH2) obtained through the electrolysis of water powered by renewable sources such as solar, wind, and biomass will mitigate CO2 emissions, however, large-scale production of GH2 is still a challenge, as it requires significant investments in infrastructure and technology. The state of Ceará already has a GH2 pilot plant called Pecém GH2, located in the municipality of São Gonçalo do Amarante, this pilot plant can export to European energy companies, generate vehicle fuel or supply industrial companies. The transport sector, with emphasis on the road transport subsector, is one of the main contributors to the increase of greenhouse gases (GHG) in the city of Fortaleza, according to the 4th GHG emissions inventory, the road transport subsector was the most responsible, contributing 59% of the total emissions of CO2 in the city. In this work the total emissions in tCO2eq were calculated by the life cycle assessment (LCA) of the vehicle in the use phase in the city of Fortaleza, simple and multiple linear regression were used in the modeling of several scenarios, to predict the impact of the total CO2 emissions released by the use of the fuels gasoline C, anhydrous ethanol and diesel with the increase of the conventional vehicle fleet in Fortaleza and also predicted the reduction of total emissions with the replacement of combustion engine vehicles by fuel cell electric vehicles (FCEVs) in the city of Fortaleza for the years 2030, 2050 and 2100 compared to the year 2019 (pre-pandemic period).

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SANTOS, MARCOS ANTÔNIO GONDIM. Diagnóstico, cenários e mitigações de emissões de co2 pela substituição de veículos automotores por veículos movidos a hidrogênio verde no município de Fortaleza.. 2023. 78 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1