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Repositório Institucional - UECE
Título:
Critica à cidadania empreendedora no ensino profissional: Um exame a luz do marxismo.

Autor(es):
Lima, Mara Luanne Santos

Palavras Chaves:
Cidadania, empreendedorismo, educação profissionalizante.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Elaborada a partir do entendimento de que vivemos sob as reverberações de uma crise estrutural do capital, a pesquisa aqui apresentada parte da compreensão de que a educação profissional figura como meio para o alcance da cidadania e para o desenvolvimento do empreendedorismo. Apresenta como objetivo principal analisar as premissas da educação cidadã e empreendedora nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação (DCNE) para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Possui caráter histórico-crítico, e realiza uma análise teórica e documental, apoiada numa perspectiva materialista histórico-dialética da realidade, na seara marxiana. Baseia-se nos autores Marx (1985), Lukács (2018), Mészáros (2011), Tonet (2005), Lessa (2011), dentre outros. Como resultado, verificou que o conceito de cidadania e o ideal empreendedor encontrados nas DCNEN para EPT estão a serviço da sociabilidade capitalista.

Abstract:
Elaborada a partir de la comprensión de que vivimos bajo las reverberaciones de una crisis estructural del capital, la investigación que aquí se presenta parte de la comprensión de que la formación profesional aparece como un medio para la conquista de la ciudadanía y para el desarrollo del emprendimiento. El objetivo principal es analizar las premisas de la educación ciudadana y emprendedora en los Lineamientos Curriculares Nacionales de Educación (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação- DCNE) para la Educación Profesional y Tecnológica (Educação Profissional e Tecnológica- EPT). Se clasifica como histórico-crítico, y realiza un análisis teórico y documental, sustentado en una perspectiva materialista histórico-dialéctica de la realidad, en el ámbito del marxismo. Se basa en los autores Marx (1985), Lukács (2018), Mészáros (2011), Tonet (2005), Lessa (2011), entre otros. Como resultado, se verificó que el concepto de ciudadanía y el ideal emprendedor que se encuentran en la DCNEN para la EPT están al servicio de la sociabilidad capitalista.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Lima, Mara Luanne Santos. Critica à cidadania empreendedora no ensino profissional: Um exame a luz do marxismo.. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Limoeiro do Norte, 2022. Disponível em: Acesso em: 16 de maio de 2024

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