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Repositório Institucional - UECE
Título:
Como se desenvolvem os professores nos primeiros anos de docência? estudo com iniciantes da educação básica cearense

Autor(es):
Cavalcante, Maria Mikaele Da Silva

Palavras Chaves:
Desenvolvimento profissional docente; Professores iniciantes; Conhecimento profissional; Pedagogos; Início da docência.

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Esta constitui uma investigação doutoral vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), precisamente na Linha B “Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação”, Núcleo 1 – “Desenvolvimento Docente, Currículo e Inovação”. O estudo versa sobre o desenvolvimento profissional docente (DPD) de pedagogos que estão iniciando a carreira na rede pública de ensino cearense. Assume-se como problema de pesquisa o questionamento: como se desenvolvem os professores pedagogos iniciantes, e, precisamente, de que modo constituem os conhecimentos profissionais que fundamentam sua profissionalidade? O objetivo geral está conformado em compreender as mudanças que caracterizam a aprendizagem profissional de professores pedagogos iniciantes que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental do Ceará. No que se refere aos objetivos específicos, intenta-se caracterizar: i) a entrada na docência de professores iniciantes cearenses atuantes na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental; ii) identificar as situações e experiências desafiadoras que favoreceram o desenvolvimento de professores iniciantes no referente aos seus conhecimentos profissionais; iii) analisar as mudanças características do desenvolvimento profissional de pedagogos cearenses em seus primeiros anos de docência; e iv) refletir sobre as aprendizagens de professores nos primeiros anos de docência. A discussão teórica e analítica versa sobre o desenvolvimento docente na perspectiva da aprendizagem profissional expressa por diversos autores, com ênfase nas formulações de Fiorentini; Crecci (2013), Roldão (2007) e Imbernón (2009); e o início na profissão professor foi orientado, principalmente, por Nono; Mizukami (2006, 2011); Marcelo (2010); André (2015). Esta configura, pois, uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho empírico, que recorreu a três procedimentos de produção de dados: questionário eletrônico, entrevistas com professores iniciantes e diário de campo. A aplicação do questionário eletrônico alcançou 71, sendo que 61 deles perfizeram o perfil da demanda, dos quais 46 aceitaram ser partes da segunda fase do estudo (entrevista) e, deste universo, foram selecionados oito para participarem de uma entrevista, momento das produções de narrativas orais, que teve como intuito aprofundar matérias abordadas no questionário eletrônico, assim como produzir mais indicadores sobre o assunto. O diário de campo registrou reflexões e insights que se obteve na condição de pesquisadora durante as ocasiões de aproximação com os colaboradores do experimento ora relatado. Os participantes do questionário destacaram que os desafios enfrentados nos primeiros anos de atuação estão relacionados aos aspectos formativos, aos conhecimentos profissionais e pedagógicos, às condições de trabalho, as relações interpessoais e à pandemia. Para lidar com tais dificuldades, eles demandam, sobretudo por meio de sua autonomia docente, oportunidades de formação e pesquisa que ajudem a diversificar suas práticas e a superar os desafios. Com relação ao grupo de professores selecionados para produzirem narrativas, esses profissionais indicaram que, dentre as situações e experiências que consideram haver contribuído para o seu DPD, a socialização entre os pares e os estudos foram o que mais os motivaram e concorreram para o crescimento, mudança e, consequentemente, o seu desenvolvimento profissional. A mudança pontuada pelos professores no decorrer do seu processo de inserção profissional, mostra que o conhecimento que ele traz da formação inicial vai se solidificando, se tornando mais robusto, em função da experiência que ele vai adquirindo no cotidiano do seu trabalho. Assim, é possível apontar que o período de iniciação à docência é um dos momentos da vida do professor com mais aprendizagens, mudanças e, portanto, suscetível a ter um potente desenvolvimento enquanto pessoa e profissional. A expectativa aguardada com relação a esta pesquisa é que ele auxilie na compreensão sobre como pedagogos iniciantes na docência ampliam, diversificam e consolidam conhecimentos profissionais nos primeiros anos do seu ofício.

Abstract:
This constitutes a doctoral research linked to the Post-Graduation Program in Education of the State University of Ceará (PPGE/UECE), precisely in Line B “Professional Training and Development in Education”, Core 1 – “Teaching Development, Curriculum and Innovation”. The study deals with the professional development of teachers (DPD) of pedagogues who are beginning their careers in the Cearense public education network. It is assumed as a research problem or questioning: how do beginning pedagogical teachers develop, and, precisely, in what way do we constitute professional knowledge that grounds their professionalism? The general objective is made up of understanding the changes that characterize the professional learning of beginning pedagogue teachers who work in Early Childhood Education and Fundamental Education in Ceará. Not that it refers to the specific objectives, it tries to characterize: i) the entry into the teaching of beginning teachers from Ceará performing in Early Childhood Education and Early Years of Fundamental Ensino; ii) identify the challenging situations and experiences that will favor the development of initiating teachers not referring to their professional backgrounds; iii) to analyze the characteristic changes in the professional development of Ceará pedagogues in their first years of teaching; and iv) reflect on the learning of teachers in the first years of teaching. A theoretical and analytical discussion deals with the teaching development from the perspective of professional learning expressed by various authors, with emphasis on Fiorentini's formulations; Crecci (2013), Roldão (2007) and Imbernón (2009); and the beginning of the profession professor was guided, mainly, by Nono; Mizukami (2006, 2011); Marcelo (2010); Andre (2015). This configures, therefore, a research of a qualitative nature, of an empirical nature, which used three data production procedures: electronic questionnaire, interviews with beginning teachers and field diary. The application of the electronic questionnaire reached 71, being that 61 were given the profile of the demand, two quais 46 agreed to be part of the second phase of the study (interview) and, from this universe, were selected oito to participate at the moment in the productions of oral narratives, that has as an intention to deepen matters addressed in the electronic questionnaire, as well as to produce more indicators on the subject. The field diary recorded reflections and insights obtained as a researcher during the occasions of approach with the collaborators of the experiment now reported. The participants of the questionnaire will highlight that the challenges faced in the first years of their performance are related to training aspects, professional and pedagogical knowledge, working conditions, interpersonal relations and the pandemic. To deal with these difficulties, they demand, especially through their teaching autonomy, training and research opportunities that help diversify their practices and overcome challenges. In relation to the group of teachers selected to produce narratives, these professionals will indicate that, among the situations and experiences that they consider to have contributed to their DPD, the socialization among peers and the studies will be the ones that will motivate them the most and contribute to their growth, change and, consequently, his professional development. The punctuated change of the professors not following their professional integration process, shows that the knowledge that the outline of the initial training is going to solidify, becoming more robust, depending on the experience that they are acquiring in the daily life of their work. Likewise, it is possible to state that the period of initiation to teaching is one of two moments in the life of a teacher with more learning, changes and, therefore, subject to having a powerful development as a person and professional. The expectation awaited in relation to this research is that it helps in the understanding of how beginning pedagogues in teaching broaden, diversify and consolidate professional knowledge in the first years of their trade.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Cavalcante, Maria Mikaele Da Silva. Como se desenvolvem os professores nos primeiros anos de docência? estudo com iniciantes da educação básica cearense. 2023. 223 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

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