Açoes de personal trainers no contexto da avaliação física inicial de alunos: um estudo de caso
Autor(es):
Cruz, Renne Mazza
Palavras Chaves:
Educação física; Avaliação física; Personal trainer.
Ano de Publicação:
2023
Resumo:
Este estudo buscou evidenciar as ações de Personais Trainers, no que se refere à avaliação física inicial dos alunos, antes do início da prática da atividade. Se caracteriza como um estudo de caso de natureza descritiva e com abordagem, quantitativa realizado com membros da associação cearense de personal trainers - ACEPT. Participaram da pesquisa 40 profissionais de Educação Física. A coleta de dados aconteceu em janeiro de 2023 por meio de questionário. Os critérios de inclusão dos participantes foram: membros da ACEPT, profissionais registrados nos respectivos CREF’s e com atuação no segmento do Personal Trainer. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará, sob o protocolo 62637822.8.0000.5534. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário composto por três fases, onde a primeira fase aborda os dados pessoais dos entrevistados, o segundo traz um mapeamento da formação, experiência e práticas de ensino dos envolvidos e a terceira fase avalia os procedimentos utilizados pelos personal trainers na avaliação inicial dos alunos. Os achados referentes ao perfil dos participantes apontaram para profissionais em sua maioria homens e jovens. Sobre a formação e experiência dos envolvidos os achados concluíram que a maioria adquiriu conhecimento sobre avaliação física na graduação e pós graduação. A maior parte dos profissionais entrevistados possuem as duas graduações. Em relação aos procedimentos utilizados pelos profissionais percebeu-se que em sua maioria aplicou como avaliação antes do primeiro treino a anamnese, a verificação da perimetria, IMC e IRCQ, PAR-Q e composição corporal. Nesse contexto acredita-se na importância de como produto técnico da dissertação de mestrado, a proposta de uma capacitação em avaliação física para profissionais de educação física que atuam como Personal Trainer, para reforçar a importância da avaliação física inicial a fim de mensurar a aptidão física do cliente, o histórico familiar e o que ele pode e o que não deve fazer, sendo um instrumento que traz segurança e qualidade para o programa de treino.
Palavras-chave: Educação física. Avaliação física. Personal trainer.
Abstract:
This study sought to highlight the actions of Personal Trainers, with regard to the initial physical assessment of students, before starting to practice the activity. It is characterized as a case study of a descriptive nature and with a quantitative approach carried out with members of the Ceará association of personal trainers - ACEPT. 40 Physical Education professionals participated in the research. Data collection took place in January 2023 through a questionnaire. The inclusion criteria of the participants were: members of ACEPT, professionals registered in the respective CREF's and working in the Personal Trainer segment. The research was approved by the Research Ethics Committee of the State University of Ceará, under protocol 62637822.8.0000.5534. The instrument used for data collection consisted of three phases, where the first phase addresses the personal data of the treaties, the second brings a mapping of the training, experience and teaching practices of those involved and the third phase evaluates the procedures used by the personal trainers in the initial assessment of students. The findings regarding the profile of the participants pointed to professionals who were mostly men and young people. Regarding the training and experience of those involved, the findings concluded that most acquired knowledge about physical assessment in practice and postgraduate studies. Most of the interviewed professionals have both graduations. Regarding the procedures used by the professionals, it is felt that most of them are applied as an assessment before the first training session: anamnesis, verification of perimetry, BMI and IRCQ, PAR-Q and body composition. In this context, it is believed in the importance of, as a technical product of the master's thesis, the proposal of training in physical assessment for physical education professionals who work as Personal Trainers, to reinforce the importance of the initial physical assessment in order to measure physical fitness of the client, the family history and what he can and cannot do, being an instrument that brings safety and quality to the training program.
Keywords: Physical education. Physical assessment. Personal trainer.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Cruz, Renne Mazza. Açoes de personal trainers no contexto da avaliação física inicial de alunos: um estudo de caso. 2023. 76 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 16 de março de 2025
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