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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Análise da formação continuada dos professores das Escolas de Ensino Médio do Campo no Ceará

Autor(es):
Lima, Maria Aires De

Palavras Chaves:
Educação do Campo; Escolas do Campo; MST; Formação Continuada de Professores; Formação de professores do Campo.

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo analisar como se conformam na formação docente as relações entre as necessidades educacionais dos trabalhadores do campo, representados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) por meio de seu Setorial de Educação, e as políticas públicas de formação docente para a educação do campo, implementadas pela Secretaria de Educação do Ceará meio de sua coordenadoria de diversidade. Visou, nesse sentido, analisar as contradições entre os interesses formativos do MST e da SEDUC expressas nas práticas de formação continuada de professores do campo no Ceará. Para tanto, pretendeu ainda analisar as políticas públicas, a legislação e as ações nacionais e estaduais voltadas para a formação dos professores das escolas do campo e compreender como ocorrem os processos de formação continuada dos professores do campo. A pesquisa adotou o materialismo histórico-dialético como perspectiva teórico-metodológica. Metodologicamente, adotou-se também a pesquisa de campo, tendo como instrumentos de coleta de dados a aplicação de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas com professores e coordenadores das escolas de ensino médio do campo no Ceará, técnicos das Seduc e militantes do Setor de Educação do MST. Concluiu-se que as contradições existentes entre Estado e Movimentos Sociais se expressam nas relações entre os interesses formativos da SEDUC e do MST, o que dificulta a concretização de práticas formativas revolucionárias. Por outro lado, não se descarta o caráter revolucionário das ações formativas que o MST vem promovendo nas escolas de ensino médio do campo no Ceará.

Abstract:
This research aimed to analyze how the relations between the educational needs of rural workers, represented by the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) through its Education Sector, and public policies for teacher training to rural education, implemented by the Education Department of Ceará through its diversity coordination (CODEA). It aimed, in this sense, to analyze the contradictions between the formative interests of the MST and SEDUC expressed in the continuing education practices of rural teachers in Ceará. To this end, it also intended to analyze public policies, legislation and national and state actions aimed at training teachers in rural schools; understand how the continuing education processes of rural teachers occur; raise elements of pedagogical coordinates for the continuing education of rural teachers. The research adopted historical-dialectical materialism as a theoretical-methodological perspective. Methodologically, field research was also adopted, using questionnaires and semi-structured interviews with teachers and coordinators of rural high schools in Ceará, Seduc technicians and militants from the Sector of MST Education. It was concluded that the existing contradictions between the State and Social Movements are expressed in the relations between the training interests of SEDUC and the MST, which makes it difficult to carry out revolutionary training practices. On the other hand, the revolutionary character of the formative actions that the MST has been promoting in rural high schools in Ceará cannot be ruled out.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Lima, Maria Aires De. Análise da formação continuada dos professores das Escolas de Ensino Médio do Campo no Ceará. 2023. 132 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

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