Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Práticas pedagógicas no ensino de ciências contextualizado: interações com professores de ensino fundamental de escolas públicas do município de Ererê/Ce

Autor(es):
Albuquerque, Marciana Bandeira De

Palavras Chaves:
Ciências; Prática docente; Contextualização.

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
O ensino e aprendizagem de Ciências com qualidade assume extrema importância no papel de formar cidadãos conscientes, críticos-reflexivos e autônomos, assim, as estratégias de abordagem adotadas pelos docentes, a fim de aproximar os conteúdos à realidade dos discentes é imprescindível. Partindo dessa compreensão, o objetivo geral deste estudo foi investigar as dificuldades e possibilidades que permeiam na materialização das práticas pedagógicas no Ensino de Ciências contextualizado dos professores de Ensino Fundamental das escolas da rede pública do município de Ererê, Ceará. Foram elencados alguns objetivos específicos como: mapear os aportes teóricos acerca do ensino de ciências contextualizado; identificar as concepções dos docentes sobre a importância do ensino de Ciências contextualizado; analisar as dificuldades e possibilidades de um ensino de Ciências contextualizado no ensino fundamental. A investigação foi impulsionada pela seguinte questão problematizadora: como se materializam as práticas pedagógicas no Ensino de Ciências contextualizado dos professores de Ensino Fundamental do município de Ererê/CE? A metodologia escolhida para atender aos objetivos e responder ao questionamento da pesquisa voltou-se para a natureza qualitativa, sendo realizada em (02) duas escolas da Rede Municipal de Ensino do município de Ererê – CE. Participaram da pesquisa (03) três professores de Ciências naturais dos anos finais do Ensino Fundamental que responderam a questões que buscaram investigar a existência, ou não, da relação de suas práticas pedagógicas com uma educação contextualizada. Para a coleta de dados, foram utilizadas as entrevistas semiestruturadas através da plataforma do Google Meet e a análise de dados ocorreu por meio da análise de conteúdo. Entre os autores que embasaram este estudo, citam-se: Candau (2010; 2014; 2016), Marandino (2002), Krasilchick (2007; 2008; 2009), Gatti (2013; 2009; 2015; 2020), Lacerda (2011), Pozo e Crespo (2009), Farias-Filho (2017), Chassot (2011; 2019), Saviani (1944), entre outros. Após a análise dos dados atrelado às leituras fundantes às reflexões aqui empreendidas, apontamos as inferências gerais: Ocorre o uso de estratégias de ensino com contextualização, embora muitas vezes essa abordagem seja superficial e pontual, no entanto, essa prática é muito importante, pois valoriza os saberes empíricos dos alunos e facilita a aprendizagem significativa dos conteúdos. Palavras-chave: Ciências. Prática docente. Contextualização.

Abstract:
Teaching and learning Science with quality is extremely important in the role of forming conscious, critical-reflective and autonomous citizens. Thus, the approach strategies adopted by teachers in order to bring the contents closer to the students' reality is essential. Based on this understanding, the general objective of this study was to investigate the difficulties and possibilities that permeate the materialization of pedagogical practices in contextualized science teaching by elementary school teachers from public schools in the city of Ererê, Ceará. Some specific objectives were outlined, such as: mapping the theoretical contributions about contextualized science teaching; identify the teachers' conceptions about the importance of contextualized science teaching; analyze the difficulties and possibilities of contextualized science teaching in elementary school. The research was driven by the following problematizing question: How do the contextualized science teaching practices of elementary school teachers in the municipality of Ererê/CE materialize? Three natural science teachers from the final years of elementary school answered questions that searched to investigate the existence, or not, of a relationship between their teaching practices and a contextualized education. For data collection, semi-structured interviews were used through the Google Meet platform and data analysis occurred through content analysis. Among the authors who have grounded this study are: Candau (2010; 2014; 2016), Marandino (2002), Krasilchick (2007; 2008; 2009), Gatti (2013; 2009; 2015; 2020), Lacerda (2011), Pozo and Crespo (2009), Farias-Filho (2017), Chassot (2011; 2019), Saviani (1944), among others. After the analysis of the data together with the fundamental readings for the reflections undertaken here, we point out the general inferences: the use of teaching strategies with contextualization occurs, although many times this approach is superficial and punctual, however, this practice is very important, because it values the empirical knowledge of the students and facilitates the meaningful learning of the contents. Keywords: Sciences. Teaching practice. Contextualization.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Albuquerque, Marciana Bandeira De. Práticas pedagógicas no ensino de ciências contextualizado: interações com professores de ensino fundamental de escolas públicas do município de Ererê/Ce . 2022. 113 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 16 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1