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Repositório Institucional - UECE
Título:
O trabalho como base fundante do ser social e a crise estrutural do capital: uma análise onto-crítica do complexo da educação

Autor(es):
Oliveira, Maria Alane Lorena Silva

Palavras Chaves:
Trabalho; Educação; Crise estrutural

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
A presente pesquisa foi fundamentada nos pressupostos ontológicos de Georg Lukács associando as categorias trabalho, reprodução social e educação, dentro da crise estrutural do capital. Procuramos com esta pesquisa contribuir para um maior entendimento do atual modelo de educação que está articulado com o capital em que a mesma educação está empenhada em atender as demandas do mercado. Faz-se necessário, apontar alguns complexos sociais que se desdobraram do trabalho e exercem funções essenciais no cotidiano dos dias atuais. A pesquisa tem por objetivo principal analisar a educação no processo de reprodução social frente à crise estrutural do capital, tendo como base principal o volume 14 do livro Para a Ontologia do Ser Social, de Georg Lukács, mais especificamente o capítulo intitulado "A reprodução". Para tanto buscamos compreender o trabalho como a base fundamental do ser social desde seus primórdios, sua configuração na comunidade primitiva, até seu modelo atual, buscando sempre a relação com a educação e seus moldes. Para alcançar nossos objetivos, adotamos como método de pesquisa o materialismo histórico-dialético, certificado por Karl Marx e Friedrich Engels, em sua vertente onto-histórica, resgatada por Lukács (2018) em sua Ontologia. Utilizamos de uma metodologia teórico-bibliográfico e fizemos uso de obras importantíssimas na temática, como Lessa (2016), Tonet (2016), Mészaros (2011), entre outros. Como conclusões parciais, que a partir do momento que a educação passou a servir o capital, ela passou a atender as finalidades econômicas do sistema. A educação se fragmentou e perdeu sua essência. Hoje, os jovens e adultos estão cada vez mais à procura de um ensino técnico, pois é o que demanda a sociedade moderna. A saída dessa situação é a busca por modelos educacionais que sejam capazes de oferecer formação para a verdadeira liberdade, de modo a preparar as pessoas para a luta incessante contra a opressão e a desigualdade.

Abstract:
This research was based on Georg Lukács' ontological assumptions, associating the categories of labor, social reproduction and education, within the structural crisis of capital. We seek with this research to contribute to a better understanding of the current model of education articulated with the capital in which education itself is committed to meeting market demands. It is necessary to point out some social complexes that have unfolded from labor and exercise essential functions in our daily lives today. The main objective of this research is to analyze education in the process of social reproduction in face of the structural crisis of capital, based on volume 14 of the book “The Ontology of Social Being”, by Georg Lukács, more specifically the chapter entitled "The reproduction". For this purpose, we seek to understand labor as the fundamental basis of social being, from its beginnings, its configuration in the primitive community, to its current model, always seeking to establish a relation with education and its models. To achieve our goals, we adopted as a research method historical-dialectical materialism, certified by Karl Marx and Friedrich Engels, in its onto-historical strand, rescued by Lukács (2018) in his Ontology. We used a bibliographical-theoretical methodology and made use of very important works on the theme, such as Lessa (2016), Tonet (2016), and Mészaros (2011), among others. As partial conclusions, from the moment that education began to serve the capital, it began to meet the economic purposes of the system. The education became fragmented and lost its essence. Today, young people and adults are increasingly looking for technical education, because that is what modern society demands. The way out of this situation is the search for educational models that are capable of offering training for true freedom, to prepare people for the incessant struggle against oppression and inequality.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Oliveira, Maria Alane Lorena Silva. O trabalho como base fundante do ser social e a crise estrutural do capital: uma análise onto-crítica do complexo da educação. 2023. 92 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Limoeiro do Norte, 2023. Disponível em: Acesso em: 16 de maio de 2024

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