Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
(Re)estruturação do modelo de planejamento das ações de formação continuada em serviço de professores na rede municipal de Fortaleza: novas possibilidades por meio da ciência de dados educacionais

Autor(es):
Lima, Marcos Vinicius De Andrade

Palavras Chaves:
ciência de dados educacionais; planejamento; formação continuada de professores; redistribuição de polos de formação; análise de descritores

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
A Meta 16 do Plano Nacional de Educação (PNE), estabelece que, no Brasil, 100% dos profissionais da educação básica devem participar de ações de formação continuada até o ano de 2024, entretanto a literatura científica tem apontado diversas dificuldades, como a não consideração das necessidades formativas. A cidade de Fortaleza, a quarta maior rede municipal de ensino público do Brasil no ano de 2021, enfrenta desafios para melhorar seus índices da formação continuada de professores. Esta pesquisa, por conseguinte, estabeleceu o seguinte problema de pesquisa: como o modelo de processos de planejamento das ações de formação continuada em serviço de professores, empregado pela Célula de Formação do Professor (CEFOP) da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME), pode ser (re)estruturado de modo que a identificação das necessidades formativas dos docentes dos anos finais do ensino fundamental seja aprimorada por meio da utilização intensiva de dados educacionais? O objetivo geral desta investigação foi avaliar um modelo de processos para o planejamento das ações de formação continuada em serviço de professores nos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal de Fortaleza, alicerçado na Ciência de Dados Educacionais (CDE) para a tomada de decisão baseada em dados. Os objetivos específicos decorrentes foram: identificar os procedimentos utilizados no planejamento das ações de formação continuada em serviço de professores dos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal de Fortaleza; desenvolver soluções baseadas em técnicas da CDE, de forma a apoiar a realização do planejamento das ações de formação continuada desses professores, com foco no atendimento a necessidades formativas docentes; analisar comparativamente o modelo de processos de planejamento das ações de formação continuada proposto com o atualmente utilizado na Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. O caminho metodológico percorrido assentou-se no paradigma pragmático e na abordagem mista, com aplicação do Desenho Exploratório Sequencial (DEXPLOS). A fase qualitativa apoiou-se principalmente no método de estudo de caso e na análise de conteúdo. A fase quantitativa alicerçou-se na CDE. Os resultados obtidos favoreceram o entendimento sobre o planejamento das ações de formação continuada de professores, identificando um modelo de processos utilizado pela CEFOP. Também foram propostas soluções para dois problemas relacionados à formação continuada implementada, por meio da aplicação das técnicas K-means e FP-growth, integrando-as ao dashboard PRISMA.EDU (um dos produtos da tese): distâncias entre as escolas e os respectivos polos de formação; e melhoria da análise dos resultados dos descritores em avaliações em larga escala para subsidiar o planejamento da formação continuada de professores. Ao final, compara-se o modelo identificado na CEFOP com o modelo baseado na CDE, descrevendo suas principais semelhanças e distinções. Espera-se que os achados e reflexões contribuam para a mudança de perspectiva sobre a forma como o planejamento das ações de formação continuada de professores é realizado, incluindo a CDE como um componente importante para a superação de diversas dificuldades.

Abstract:
Goal 16 of the National Education Plan (PNE) establishes that, in Brazil, 100% of basic education professionals must participate in continuing education actions by the year 2024, however, scientific literature has pointed out several difficulties, such as lack of consideration of training needs. The city of Fortaleza, the fourth largest municipal public education network in Brazil in 2021, faces challenges in improving its indices of continuing education for teachers. This research, therefore, has established the following research problem: how can the process model for the planning of continuing education actions for in-service teachers, employed by the Teacher Training Cell (CEFOP) of the Municipal Secretariat of Education of Fortaleza (SME), be (re)structured so that the identification of the training needs of teachers in the final years of elementary school is improved through the intensive use of educational data? The general objective of this investigation was to evaluate a process model for the planning of continuing education actions for in-service teachers in the final years of elementary school in the municipal public network of Fortaleza, grounded on Educational Data Science (CDE) for data-based decision-making. The resulting specific objectives were: to identify the procedures used in the planning of continuing education actions for in-service teachers in the final years of elementary school in the municipal public network of Fortaleza; to develop solutions based on CDE techniques, in order to support the planning of continuing education actions for these teachers, with a focus on meeting teachers' training needs; to comparatively analyze the proposed process model for the planning of continuing education actions with the one currently used in the Municipal Department of Education in Fortaleza. The methodological path followed was based on the pragmatic paradigm and on the mixed methods approach, with the application of Exploratory-Sequential Design (DEXPLOS). The qualitative phase relied mainly on the case study method and content analysis. The quantitative phase was based on the CDE. The obtained results favored the understanding about the planning of the actions of continuous education of teachers through the identification of a process model used by CEFOP. Solutions were also proposed for two problems related to the implemented continuing education, through the application of the K-means and FP-growth techniques, integrating them to the PRISMA.EDU dashboard (one of the thesis products): distances between schools and the respective training centers; and improvement in the analysis of the results of descriptors in large-scale assessments to support the planning of continuing education for teachers. At last, the model identified at CEFOP is compared with the CDE-based model, with their main similarities and differences described. It is hoped that these findings and reflections will contribute to changing the perspective on how the planning of continuing education actions for teachers is carried out, including the CDE as an important component for overcoming various difficulties.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Lima, Marcos Vinicius De Andrade. (Re)estruturação do modelo de planejamento das ações de formação continuada em serviço de professores na rede municipal de Fortaleza: novas possibilidades por meio da ciência de dados educacionais. 2023. 315 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1