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Repositório Institucional - UECE
Título:
A dimensão política na formação de professores(as) formadores(as) mediada pelo sujeito coletivo em torno do Pibid.

Autor(es):
Cardoso, Nilson De Souza

Palavras Chaves:
Forpibid; Pibid; Formação docente, dimensão política; Educação Superior

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Esta pesquisa, que dialoga com estudos sobre políticas de formação e desenvolvimento profissional docente, aborda a dimensão política na formação de professores e professoras formadores(as) da Educação Superior envolvidos com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e nos atos em sua defesa por meio do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do Pibid (Forpibid). Trata-se de um objeto de estudo construído na militância docente, preocupação assim delineada: os coordenadores institucionais, professoras(es) formadoras(es) em cursos de licenciatura, considerando as ações coletivas no Pibid e nos atos em sua defesa, vivenciaram oportunidade de constituir uma consciência ampliada de docência potencializadora da dimensão política da formação de professoras(es)? Uma investigação que assumiu como objetivo geral compreender se a participação nas ações de resistência, ao defender algo que lhes moveu – o modelo formativo do Pibid – fomentou o exercício político desses sujeitos, potencializou consciência ampliada de docência em professoras(es) formadores. Adotou como prisma teórico interpretativo do fenômeno educativo no contexto formativo de professoras(es) a Teoria da Atividade, considerando os escritos de Leontiev (2021) e de autoras(es) que a tematizam a partir de suas elaborações (DUARTE, 2004; ASBARH, 2005; MENDONÇA, 2013; LONGAREZZI; FRANCO, 2013). Além da revisão bibliográfica na perspectiva do Estado da Questão, a produção dos dados centrou-se no exame documental – no caso, de boletins informativos do Forpibid – e de entrevistas individuais com 9 professoras(es) da Educação Superior que ocuparam cargos na coordenação institucional do Pibid e no Forpibid. As análises dessa pesquisa qualitativa e empírica, produzidas com esteio no método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), evidenciaram que as tensões sobre a continuidade ou alteração no Pibid, adequaram-se à correlação de forças e as possibilidades de ação buscando resguardar a permanência do Programa, sem, contudo, alterar o seu design pedagógico. Esse enfrentamento deu-se por uma ação coletiva (GHON, 2018), o que fez soerguer um sujeito coletivo, o Forpibid. As ações em defesa da continuidade do Pibid, conforme os discursos coletivos, foram momentos formativos que contemplaram a dimensão política e tocaram suas práticas, percebendo essa dimensão transversal nos modos de ser e estar na formação de professores. Sujeitos que deram voz ao Forpibid registram, após a experiência em defesa do Pibid, assento na representação de espaços de deliberação coletiva, na gestão em variadas posições e atenção à temáticas identitárias e coletivas nas suas vidas docente. A ‘caixinha’ que guardavam suas experiências, hoje e no amanhã, sempre serão pequenas para as experiências que acumulam.

Abstract:
This research, which dialogues with studies on teacher training and professional development policies, addresses the political dimension in the training of Higher Education teachers involved with the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) and in acts in its defense through the Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do Pibid (Forpibid). It is a study object built on teacher militancy, concern thus outlined: Does the institutional coordinators, teacher trainers in undergraduate courses, considering the collective actions in Pibid and in acts in its defense, experienced the opportunity to establish an expanded consciousness of teaching that enhances the political dimension of teacher training? This is an investigation that assumed as its overall objective to understand whether participation in resistance actions, in defending something that moved them - the formative model of Pibid - fostered the political exercise of these subjects and enhanced an expanded consciousness of teaching in teacher trainers. It adopted the Activity Theory as the interpretive theoretical approach of the educational phenomenon in the formative context of teachers, considering the writings of Leontiev (2021) and authors who thematize it based on their elaborations (DUARTE, 2004; ASBARH, 2005; MENDONÇA, 2013; LONGAREZZI; FRANCO, 2013). In addition to the bibliographical review from the State of the Question perspective, the production of the data centered on the documentary examination - in this case, of Forpibid informational bulletins - and individual interviews with 9 Higher Education teachers who held positions in the institutional coordination of Pibid and Forpibid. The analyses of this qualitative and empirical research, produced using the Collective Subject Discourse (DSC) method, evidenced that tensions about the continuation or alteration of Pibid, adapted to the correlation of forces and the possibilities of action seeking to protect the permanence of the Program, without, however, changing their pedagogical design. This confrontation was through collective action (GHON, 2018), which raised a collective subject, Forpibid. The actions in defense of the continuity of Pibid, according to the collective discourse, were formative moments that embraced the political dimension and touched their practices, perceiving this dimension as transversal in the ways of being and being in teacher training. Subjects who gave voice to Forpibid recorded, after the experience in defense of Pibid, a seat in the representation of spaces for collective deliberation, in management in various positions and attention to collective and identity issues in their teaching lives. The 'little box' they kept their experiences in, today and tomorrow, will always be small to the experiences they accumulate.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Cardoso, Nilson De Souza. A dimensão política na formação de professores(as) formadores(as) mediada pelo sujeito coletivo em torno do Pibid.. 2023. 163 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

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