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Repositório Institucional - UECE
Título:
A práxis como um princípio educativo da prática e formação docente: uma abordagem ético-moral

Autor(es):
Landim, Raimundo Do Nascimento Batista

Palavras Chaves:
Educação; Ética; Moral; Filosofia; Deontologia

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
O presente trabalho é uma tratação teórica do sentido último fundante da prática e da formação docente, que, paulatinamente, originou-se desde quando iniciamos, há várias décadas, por entre as veredas estreitas e sinuosas na longa estrada educacional. Ali, meio que de chofre, topamos com o drama existencial dos nossos docentes (professores e educadores), o qual consistia no fato de que, mesmo sendo professores infelizes, ainda assim, tinham ânimo para continuarem lutando em busca de melhores condições para seu trabalho didático (ensino e aprendizado), via formação (cursos de graduação e pós-graduação) e através da ação sociopolítica (atividades político-sindical). Tal como aqueles professores, sentimos na pele a pujança desse drama, pois, também, tornamo-nos professores. E o drama, ao invés de diminuir, na realidade, foi se complexificando até se tornar um paradoxo existencial: professores felizes e / ou infelizes vivendo num palco vendo o circo pegar fogo. Neste momento, o drama, que virara paradoxo existencial, tornou-se um problema que é o de saber o porquê a vida dos professores está sendo pautada desta forma. E, de repente, mas, não tão de repente assim, uma luz teórica iluminou nosso caminho, mostrando-nos que “Nós somos aquilo que fazemos, mas, sobretudo, o que fazemos para transformar aquilo que somos”, (GALEANO, 1984, apud), pois, “a qualidade dos frutos requer mais do que olhar ramos. É preciso escavar as raízes.”, (MOURA, 2011, p. 45). E, aí, então, o vento da nossa racionalidade filosófico-metafísica, via pensamento dialético, soprou em direção à ilha dos valores, em cujo porto, ancoramos, nossa barca (ética). Tendo ao nosso alcance, a essa altura, a problemática, bem como o instrumental teórico, elaboramos nossos objetivos (gerais e específicos) visando encontrar uma saída para a mesma. Neste sentido, inicialmente, indicamos a axiologia moral enquanto fator co-determinante (condicionante) dessa prática e formação docente, como hipótese provisória, que, depois de refletirmos sobre nosso percurso profissional (via aproximação fenomenológica), bem como termos analisados (via leitura hermenêutico-exegética) os códigos deontológicos dos cursos de graduação (educação física, psicologia, direito, assistente social e arquitetura), tal hipótese, uma vez confirmada tecnicamente, postulamo-la como nossa tese central, pela qual defendemos ser a “práxis criativa” (“transformadora” ou “revolucionária”) o fulcro axiológico fundante (princípio educativo) da motivação prática e formativa dos professores.

Abstract:
Le présent travail est un traitement théorique du sens fondateur ultime de la pratique et de la formation enseignantes, qui, progressivement, a pris naissance lorsque nous avons commencé, il y a plusieurs décennies, par les voies étroites et sinueuses du long chemin éducatif. Là, un peu soudainement, nous sommes tombés sur le drame existentiel de nos professeurs (enseignants et éducateurs), qui consistait dans le fait que, même s'ils étaient des professeurs mécontents, ils avaient encore le courage de continuer à se battre à la recherche de meilleures conditions pour leurs didactique du travail (enseignement et apprentissage), via la formation (cours de premier cycle et de troisième cycle) et via l'action socio-politique (activités politico-syndicales). Comme ces enseignants, nous ressentons la force de ce drame de première main, car nous aussi, nous devenons enseignants. Et le drame, au lieu de diminuer, s'est en fait complexifié jusqu'à devenir un paradoxe existentiel: des professeurs heureux et/ou malheureux vivant sur une scène regardant le cirque s'embraser. En ce moment, le drame, qui était devenu un paradoxe existentiel, est devenu un problème, qui est de savoir pourquoi la vie des enseignants est ainsi guidée. Et, soudain, mais pas si soudainement, une lumière théorique éclaira notre chemin, nous montrant que « nous sommes ce que nous faisons, mais, surtout, ce que nous faisons pour transformer ce que nous sommes » (GALEANO, 1984, apud), car « La qualité du fruit exige plus que de regarder les branches. Il faut creuser les racines. » (MOURA, 2011, p. 45). Et, alors, le vent de notre rationalité philosophico-métaphysique, via la pensée dialectique, a soufflé vers l'île des valeurs, dans le port de laquelle nous avons ancré notre bateau (éthique). Ainsi, ayant à notre disposition, à ce stade, le problème, ainsi que les instruments théoriques, nous avons élaboré nos objectifs (généraux et spécifiques) visant à trouver une issue. En ce sens, dans un premier temps, nous indiquons l'axiologie morale comme facteur co-déterminant (conditionnement) de cette pratique et de la formation des enseignants, comme hypothèse provisoire, qui, après réflexion sur notre parcours professionnel (via une approche phénoménologique), ainsi qu'analyse termes (via la lecture herméneutique-exégétique) les codes déontologiques des cours de premier cycle (éducation physique, psychologie, droit, travailleur social et architecture), une telle hypothèse, une fois techniquement confirmée, nous la postulons comme notre thèse centrale, par laquelle nous défendons d'être le « praxis créative » (« transformative » ou « révolutionnaire ») le pivot axiologique fondateur (principe pédagogique) de la motivation pratique et formative des enseignants.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Landim, Raimundo Do Nascimento Batista. A práxis como um princípio educativo da prática e formação docente: uma abordagem ético-moral. 2023. 199 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

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