Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A formação docente nas diretrizes da base nacional comum curricular da educação básica: padronização pragmática e utilitarista das aprendizagens para a classe trabalhadora

Autor(es):
Lemos, Ana Thyara Leal

Palavras Chaves:
Padronização curricular. Formação docente; BNCC; BNC-Formação

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
A presente pesquisa traz como temática investigativa os documentos de bases curriculares para educação básica e a formação docente no Brasil. Como objetivo geral, delineia-se a busca em analisar os princípios e as diretrizes estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as suas repercussões e direcionamentos para atuação e formação docente. Em consonância, traçaram-se os seguintes objetivos específicos: identificar as proposições da BNCC que direcionam a constituição de uma estrutura curricular para atuação e formação docente; caracterizar o contexto de formulação e implementação da base, rastreando as referências internacionais e como estas refletem no documento; e analisar as políticas e propostas curriculares que norteiam a BNCC, a partir do movimento de reedição e atualização dos paradigmas da educação, bem como os efeitos e implicações para atuação e formação docente em sua relação com as demandas do capital. Optou-se pelo materialismo histórico-dialético como fundamento teórico-metodológico que guia e ampara o percurso investigativo e melhor nos permite compreender a lógica de reprodução do objeto, mediante uma concepção ontológica do ser social. Dentre os procedimentos para a coleta de dados, empregou-se uma revisão de literatura, a qual nos permitiu compreender o fenômeno em suas relações e determinações com a base material de reprodução sistêmica, entre trabalho e educação, bem como na construção histórica do objeto de estudo; também se empregou um exame documental dos documentos curriculares oficiais, assim, a Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica, a Base Comum para a Formação de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) e documentos afins, que estão interligados a estes na política global do Movimento de Educação Para Todos. Os principais apontamentos da pesquisa indicam que a articulação entre a BNCC e BNC-Formação corrobora para o fixar de um currículo mínimo com conhecimentos pragmáticos e utilitaristas, enquanto um padrão avaliativo impõe um controle cada vez mais acentuado, o qual se traduz na consolidação da deformação e da formatação da classe trabalhadora. Nessa agenda de reformas curriculares, conduzida pelos organismos multilaterais e adotada na educação brasileira, o aporte no desenvolvimento das competências e das habilidades, em prol das aprendizagens essenciais, responde às demandas de uma conjuntura em crise e se reflete na formação docente, impulsionando a decadência dos conhecimentos formativos, a descaracterização da formação e a degenerescência do profissional do magistério na formação do professor técnico em ensinar.

Abstract:
This research brings as an investigative theme the documents of curricular bases for basic education and teacher training in Brazil. As a general objective, it outlines the search to analyze the principles and guidelines established by the National Curricular Common Base (BNCC), and its repercussions and directions for the performance and teacher training. In consonance, the following specific objectives were outlined: to identify the propositions of the BNCC that direct the constitution of a curriculum structure for performance and teacher training; to feature the context of formulation and implementation of the base, tracing the international references and how these reflect in the document and to analyze the policies and curriculum proposals that guide the BNCC, from the movement of republication and updating of the paradigms of education, as well as the effects and implications for performance and teacher training in its relationship with the demands of capital. The historical-dialectical materialism was chosen as the theoretical and methodological foundation that guides and supports the investigative course and better allows us to understand the logic of reproduction of the object, through an ontological conception of social being. Among the procedures for data collection, we used a literature review, which allowed us to understand the phenomenon in its relations and determinations with the material base of systemic reproduction between labor and education, as well as in the historical construction of the object of study; we also used a documentary examination of the official curriculum documents, in this sense, the National Curricular Common Base for Basic Education, the Common Base for Basic Education Teacher Training (BNC-Training) and related documents, which are linked to these, in the global policy of the Education for All Movement. The main points of the research indicate that the articulation between the BNCC and BNC-Training corroborates the establishment of a minimum curriculum with pragmatic and utilitarian knowledge, while an evaluative standard imposes an increasingly accentuated control, which translates into the consolidation of deformation and formatting of the working class. In this agenda of curricular reforms led by multilateral organizations adopted in Brazilian education, the contribution to the development of skills and abilities in favor of essential learning, respond to the demands of a situation in crisis and are reflected in teacher training, driving the decadence of formative knowledge, the mischaracterization of training and the degeneration of the teaching professional in the training of the technical teacher in teaching.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Lemos, Ana Thyara Leal. A formação docente nas diretrizes da base nacional comum curricular da educação básica: padronização pragmática e utilitarista das aprendizagens para a classe trabalhadora. 2023. 172 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1