Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Metodologias ativas dialógicas na pós-graduação stricto sensu em direito e suas relações com a formação de professores para o ensino jurídico

Autor(es):
Pinto, Flavia Aguiar Cabral Furtado

Palavras Chaves:
Formação de professores; Metodologias ativas dialógicas; Ensino jurídico

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Defende-se a tese de que as metodologias de ensino dialógicas nas salas de aula da pós-graduação stricto sensu em Direito, alicerçadas na racionalidade comunicativa e na dialogicidade, são capazes de mobilizar os alunos dos cursos de mestrado e doutorado a construir saberes importantes para a formação docente voltada ao ensino jurídico dialógico em cursos de graduação. A pesquisa teve como objetivo geral: compreender elementos da formação de professores a partir de metodologias ativas vivenciadas nas salas de aula de um curso de pós-graduação stricto sensu em Direito que se relacionem com ensino jurídico dialógico em cursos de graduação. O estudo, de abordagem qualitativa, baseado no paradigma a hermenêutica crítica, teve início por meio de pesquisas realizadas no Portal de Periódicos da CAPES e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Em seguida, foi elaborado o referencial teórico da tese, para embasar a futura análise e interpretação dos dados. Os sujeitos da pesquisa foram discentes do PPGD-UNIFOR que cursaram as disciplinas de Didática do Ensino Jurídico e/ou Mediação e Arbitragem no Estado Democrático e docentes de graduação em Direito. Antes da coleta dos dados, foi realizada a observação das aulas, com o intuito de verificar a existência das metodologias ativas e da dialogicidade, nas relações intersubjetivas entre docentes e discentes. Confirmada a existência de metodologias ativas dialógicas, foi realizada a coleta dos dados. De início, foram enviados questionários online aos discentes do PPGD-UNIFOR que cursaram as disciplinas. Em seguida, foram realizadas entrevistas de aprofundamento com docentes de graduação em Direito. Os dados foram organizados em categorias teóricas, categorias empíricas e unidades de análise e interpretados a partir de uma postura multirrefrerencial. No que diz respeito aos resultados, esta pesquisa evidencia que as metodologias ativas dialógicas, experimentadas pelos discentes pesquisados, durante a pós-graduação stricto sensu, foram por eles consideradas como elementos de formação docente capazes de estimular o desenvolvimento da racionalidade comunicativa (HABERMAS, 2001) e a dialogicidade (FREIRE, 1987, 1996). Contudo, nem todas as metodologias denominadas “ativas” por proporcionarem uma maior participação em sala de aula, podem ser consideradas como “dialógicas”, de acordo com a concepção de Freire (1987,1996), por não serem capazes de estimular a reflexividade e o raciocínio crítico dos discentes. Entre as metodologias ativas dialógicas, destacaram-se: aquelas capazes de promover um maior contato com a realidade social, tais como as que envolvem projetos de extensão que visam solucionar problemas jurídicos da comunidade, as que estimulam a preparação dos alunos para a pesquisa científica, tais como oficinas de artigos científicos e as que estimulam o raciocínio crítico, por meio do diálogo, tais como: os estudos de caso em grupo, os debates, o método socrático e os seminários dialogados. Vale salientar, contudo, que, para que essas metodologias sejam plenamente vivenciadas na graduação em Direito, alguns obstáculos precisam ser superados. Entre eles, destacam-se: a falta de conscientização dos alunos acerca da importância das metodologias ativas dialógicas e a excessiva valorização do ensino expositivo, em virtude da necessidade de preparação para as provas da OAB e dos concursos públicos. Entre as propostas dos discentes para superar esses desafios foram mencionados: o planejamento, nos atuais currículos, de atividades e leituras menos complexas contemplando dimensões reflexivas e dialógicas na pós-graduação stricto sensu, assim como a mudança dos critérios de avaliação das provas da OAB, com o intuito de valorizar as atividades de extensão e iniciação científica realizadas durante a graduação, as quais poderiam ser avaliadas por meio de provas de títulos, por exemplo. Palavras-chave: Formação de professores. Metodologias ativas dialógicas. Ensino jurídico

Abstract:
This dissertation defends that, based on communicative rationality and dialogicity, dialogic teaching methodologies in stricto sensu postgraduate law courses can foment masters and doctoral students to build important knowledge for teacher training focused on dialogic legal education in undergraduate courses. Its main goal was to understand elements of teacher training based on active methodologies experienced in classrooms of a stricto sensu postgraduate law course that are related to dialogic legal teaching in undergraduate courses. The approach of the study is qualitative based on the critical hermeneutics paradigm; it began through research carried out on CAPES database. The theoretical framework was constructed in order to support the analysis and interpretation of the data. The subjects of the research were PPGD-UNIFOR students who attended the subjects of Didática do Ensino Jurídico and/or Mediação e Arbitragem no Estado Democrático and undergraduate law professors. Before data collection, classes were observed aiming at verifying the existence of active methodologies and dialogicity in the intersubjective relationships between professors and students. Once the existence of dialogic active methodologies was confirmed, data collection was carried out. At first, online questionnaires were sent to PPGD-UNIFOR students who took the courses. Then, in-depth interviews were conducted with undergraduate law professors. Data were organized into theoretical categories, empirical categories and units of analysis; they were interpreted from a multi-referential stance. Regarding the results, this research shows that the dialogic active methodologies, experienced by the researched students during the stricto sensu postgraduate course, were considered by them as elements of teacher training capable of stimulating the development of communicative rationality (HABERMAS, 2001). However, not all self-titled "active" methodologies can be regarded as "dialogical" just because they provide greater participation in the classroom since Freire's conception (1984, 1996) also considers the stimulus to reflexivity and students' critical reasoning. The dialogic active methodologies that stand out are those capable of promoting greater contact with social reality, such as those involving extension projects that aim at solving legal problems in the community; those that stimulate the preparation of students for scientific research, such as scientific paper workshops; and those that stimulate critical reasoning through dialogue, such as group case studies, debates, the Socratic method and dialogued seminars. It is worth mentioning that some obstacles need to be overcome for fully experiencing these methodologies in the undergraduate law course, for instance: the lack of awareness among students about the importance of active dialogic methodologies and the excessive appreciation of expository teaching, due to preparation for OAB tests and public open calls for civil servant positions. Some of students' proposals to overcome the above-mentioned challenges were: planning of not-too-complex activities and readings when compared to the stricto sensu postgraduate course and changing the evaluation criteria of OAB tests in order to value extension activities and scientific initiation carried out during graduation, which could be evaluated through title tests, for example. Keywords: Teacher training. Active dialogic methodologies. Legal education.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Pinto, Flavia Aguiar Cabral Furtado. Metodologias ativas dialógicas na pós-graduação stricto sensu em direito e suas relações com a formação de professores para o ensino jurídico . 2023. 296 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1